Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Procon de Itajaí divulga pesquisa de preços de materiais escolares

Itens tiveram aumento em comparação com o ano passado
Data de inclusão: 11/01/2023 17:19

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí (Procon) realizou na terça-feira (10) a pesquisa de preços dos materiais escolares básicos. A diferença entre os produtos de maior e menor valor foi de 179,39% neste ano. Tanto os itens mais baratos quanto os mais caros apresentaram aumento no valor em comparação com a pesquisa de 2022.

Foram pesquisados 23 itens básicos de materiais escolares em oito estabelecimentos da cidade. Entre eles: apontador, borracha, dois modelos de cadernos pequenos, caderno de desenho, dois modelos de caderno universitário, massa de modelar, canetas, cola, esquadro, cartolina, lápis de escrever e de cor, alguns modelos de papel, pincel, régua, tesoura e tinta guache.

O somatório dos itens de menor valor foi de R$ 61,87, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano passado. Os produtos de maior valor também tiveram acréscimo nos preços em 2023 e totalizaram R$ 172,86. O dado corresponde a 24% de aumento no comparativo com a pesquisa de 2022. Confira a pesquisa completa no final desta página.

Recomendações do Procon

Para as compras de material escolar deste ano, o Procon recomenda a pesquisa de preços entre os estabelecimentos e também pela internet. O consumidor deve considerar ainda o custo benefício dos produtos, conforme o órgão de proteção. Outra dica é reaproveitar réguas, tesouras, borrachas e outros itens dos anos anteriores para economizar.

Ainda é possível organizar sebos entre os pais para troca e compra de itens usados, como livros. Conforme o Procon, outra dica é realizar compras coletivas, buscando melhores descontos com os estabelecimentos comerciais.

A Procuradoria de Defesa do Consumidor ainda alerta que a escola não pode exigir marcas de materiais, indicar estabelecimentos e nem deixar de fornecer materiais de uso coletivo. Além disso, os materiais solicitados devem ser utilizados para as atividades pedagógicas diárias do aluno em quantidade suficiente com o que será praticado durante o ano letivo.

Ocorrências de práticas abusivas podem ser denunciadas ao Procon, pessoalmente ou pelo WhatsApp (47) 8855-7811. O órgão fica localizado na avenida Joca Brandão, 655, no Centro. 

Imagens relacionadas

Procon de Itajaí divulga pesquisa de preços de materiais escolares
Procon de Itajaí divulga pesquisa de preços de materiais escolares
Procon de Itajaí divulga pesquisa de preços de materiais escolares
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí