Projeto desenvolvido em Itajaí será apresentado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Implante contraceptivo subdérmico foi selecionado entre mais de 300 iniciativas para ser divulgado para todo país durante o evento
Data de inclusão: 16/05/2022 14:59

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, foi selecionado para estar presente no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorre de 12 a 15 de julho, em Campo Grande (MS). No encontro, será apresentado o projeto desenvolvido na cidade para reforço do planejamento familiar através da oferta e inserção de implante contraceptivo subdérmico às mulheres. A iniciativa de Itajaí esteve em destaque no congresso estadual, que ocorreu na semana passada em Blumenau, e foi escolhida entre mais de 300 ações para estar presente na etapa nacional do evento.

O XXXVI Congresso Conasems reunirá gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país. Neste ano, o tema do evento será “Diálogos do Cotidiano no Horizonte da Gestão Municipal do SUS”. Na mostra que apresenta experiências exitosas em todo Brasil estará presente o trabalho de Itajaí para ampliação do planejamento familiar com a oferta de novo método contraceptivo.

O implante contraceptivo subdérmico ou Implanon é um método implantado na rede municipal de saúde de Itajaí em outubro de 2021. O pequeno cilindro contém hormônio etonogestrel e é introduzido no braço da paciente. Ele funciona através da liberação na corrente sanguínea e previne a ovulação, para evitar a gravidez.

O Município já realizou mais de 1.700 implantes e é referência no estado de Santa Catarina. Entre os benefícios do método está a segurança de não precisar ingerir pílulas anticoncepcionais. O implante também melhora os sintomas de TPM e permite a amamentação durante o uso.

A apresentação será feita pela enfermeira e supervisora da Saúde da Mulher de Itajaí, Ana Tereza Canziani Pereira Boschi. O trabalho também teve apoio dos médicos Juliana Ribeiro Figueira e Gustavo Petrus, além de outros profissionais de saúde da rede municipal.