Município monta Centro de Triagem para receber casos suspeitos de coronavírus

Local fica junto ao Centro Integrado de Saúde e atenderá a partir deste sábado (21), às 8h
Data de inclusão: 20/03/2020 18:08

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, montou um Centro Ambulatorial de Triagem (CAT) para atender pacientes suspeitos de coronavírus. A estrutura fica junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. O local vai receber os casos com sintomas moderados ou graves, a partir das 8h deste sábado (21), em espaços de triagem individuais para idosos, crianças e população em geral. A medida é uma forma de encaminhar adequadamente os pacientes, evitando a superlotação dos serviços de urgência e emergência.

“O Centro Ambulatorial de Triagem foi criado para dar agilidade no atendimento e encaminhamento de casos suspeitos de coronavírus. É mais uma estrutura que estamos colocando à disposição da população para o enfrentamento dessa pandemia. O Município está tomando todas as providências necessárias para que Itajaí tenha o menor número de casos possível, desde medidas de restrição até a ampliação de mais leitos de UTI no Hospital Marieta”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Como vai funcionar?

O Centro de Triagem foi montado junto à Unidade de Assistência Médica Especializada (UAME), no CIS, na avenida Adolfo Konder, nº 250, no bairro São Vicente. Os atendimentos que havia no local foram remanejados para um espaço menor.

O novo centro conta com três espaços de triagem separados para idosos acima de 60 anos, crianças até 14 anos e população em geral para diminuir o risco de transmissão da doença.

Os profissionais vão receber os pacientes em tendas externas. Após dar entrada na unidade, o usuário passará por uma triagem individual com a equipe de saúde e será encaminhado, caso haja necessidade, para atendimento médico. O centro conta também com alas de isolamento, leitos para observação, dispensação de medicamentos e sala de medicação.

O local vai funcionar 24 horas por dia e contará com equipe multiprofissional para atendimento.

Quem deve buscar atendimento no Centro de Triagem?

Pacientes que apresentem sintomas moderados ou graves de coronavírus podem procurar o Centro Ambulatorial de Triagem. Os principais sinais da doença são: tosse, febre, falta de ar, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, fraqueza e dor no corpo. No CAT, os usuários serão avaliados e, conforme a necessidade, encaminhados diretamente às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais da cidade.

Pessoas com sintomas leves de gripe, como tosse, coriza e dor de garganta, devem se recuperar em casa, higienizar as mãos, evitar aglomerações e o contato com outras pessoas. No entanto, se os sintomas persistirem e se intensificarem é importante buscar atendimento em uma unidade básica de saúde para avaliação.

Município monta Centro de Triagem para receber casos suspeitos de coronavírus