Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí reforça importância das atividades de controle da dengue

Número de casos da doença subiu para 24 nesta semana
Data de inclusão: 20/03/2020 15:58

Apesar da pandemia de coronavírus, as ações de controle ao mosquito Aedes aegypti não podem parar. A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, ressalta a importância de realizar os cuidados preventivos básicos em casa, especialmente neste período de isolamento social, quando os moradores podem reforçar a eliminação de criadouros.

>SAIBA MAIS: Leia todas as notícias sobre coronavírus 

Ficar atento aos recipientes que podem acumular água, não jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios, manter ralos e caixas d’água bem fechados, colocar areia nos pratos de vasos e limpar frequentemente piscinas e calhas são algumas das atividades de prevenção que os moradores podem fazer.

Itajaí registrou um aumento no número de casos da doença em relação a 2019: já são 24 pacientes positivos em 2020. No mesmo período do ano passado havia sete casos confirmados da doença na cidade. Dos 24 registros positivos, 16 são autóctones (contraídos na cidade), sete são importados e um é indeterminado (sem local de transmissão). O número casos suspeitos também subiu para 174 contra 159 contabilizados em 2019.

“Diante de toda preocupação com o coronavírus não podemos descuidar das atividades de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Neste momento em que as pessoas são orientadas a ficar em casa devem aproveitar para fazer a limpeza de seu quintal. Como em todos os municípios, as atividades de prevenção encontram-se prejudicadas, por isso a ajuda da população é fundamental”, destaca o gerente de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.

O Programa de Controle da Dengue mantém as seguintes atividades prioritárias: a realização do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que monitora o índice de infestação do município, a realização de visitas em casos suspeitos de dengue e o atendimento de denúncias e solicitações da população. Parte dos agentes de combate a endemias foi remanejada pela Secretaria de Saúde para auxiliar nas atividades de enfrentamento ao coronavírus.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho e não jogue lixo em terrenos baldios;

Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (47) 3249-5573. 

Imagens relacionadas

Itajaí reforça importância das atividades de controle da dengue
Itajaí reforça importância das atividades de controle da dengue
Itajaí reforça importância das atividades de controle da dengue
Itajaí reforça importância das atividades de controle da dengue
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí