Entenda o processo de recuperação do túnel da Fazendinha

Município de Itajaí investe quase R$ 400 mil para reformar estrutura
Data de inclusão: 09/07/2019 16:55

Com a ordem de serviço assinada no último dia 24 de junho, as obras de restauração do túnel da Fazendinha avançam para a fase de recuperação das chapas danificadas. O investimento do Município de Itajaí em R$ 383 mil visa manter a estrutura e garantir a segurança de condutores e pedestres.

Esta será a quinta etapa da reforma. Antes da revisão das placas e aplicação de novas peças sobre as danificadas, a empresa licitada lixou a estrutura e aplicou três processos de recuperação em todo o vão. Primeiro, foi um tratamento anti-ferrugem e depois uma galvanização a frio. O último produto aplicado foi alcatrão para proteger e recuperar as placas metálicas.

O diretor executivo da Secretaria de Obras Rogério Rocha explica que a reforma foi a solução mais inteligente e econômica. “Para a construção de um novo túnel seria necessário mais de R$ 4 milhões, ou seja, um custo dez vezes maior”, afirma. “Mesmo assim, os valores são altos porque cada produto aplicado é específico para proteger e tratar a estrutura e têm preços caros”, avalia o diretor executivo.

As próximas etapas são a colocação de 19 novas placas sobrepostas às danificadas, o tratamento final da estrutura, a recuperação da parte de concreto danificada, o levantamento das muretas laterais e a pintura de todo o túnel, além da iluminação. A passagem ficará em meia pista durante algumas etapas das obras e será permitido apenas o trânsito de veículos leves. As intervenções garantirão maior segurança para os moradores e motoristas e devem durar até agosto.

Recuperação de túnel e pontes em Itajaí
“Em 2017, o Município de Itajaí contratou 19 laudos para as pontes da cidade e do túnel da Fazenda, uma estrutura com mais de 30 anos sem manutenção. Com os laudos disponibilizados, iniciamos os reparos na Ponte Pênsil do Carvalho, na rua Erna Hoier Corrêa, e agora estamos aqui na Fazendinha”, explicou o secretário de Obras do município, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

“Essa obra é vital para esta comunidade e estamos aqui para atender as suas reivindicações”, disse o prefeito Volnei Morastoni. “O importante é garantir a segurança de quem passa por aqui e realizar as obras necessárias no bairro”, concluiu o prefeito.
___________________________

Secretaria de Obras