Itajaí gerou mais de 5 mil vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024

Município tem a segunda maior geração de oportunidades de trabalho entre as grandes cidades do estado
Data de inclusão: 02/05/2024 11:13

O Município de Itajaí fechou o primeiro trimestre de 2024 com a segunda maior geração de empregos entre as maiores cidades de Santa Catarina. Foram criadas mais de 5 mil vagas neste período, em diversos setores da economia. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.

Em relação ao primeiro trimestre de 2023, o Município registrou um aumento de 24,57% no número de vagas disponíveis. No ano anterior, foram geradas 3.791 oportunidades, enquanto em 2024, esse número subiu para 5.026 vagas com carteira assinada.

Somente no mês de março, Itajaí gerou 1.654 oportunidades de emprego, um número que coloca o município à frente de cidades como Blumenau (817 vagas), Chapecó (806 vagas) e Criciúma (599 vagas), respectivamente terceira, quarta e quinta colocadas no ranking das cidades com mais de 200 mil habitantes. Itajaí ficou atrás apenas de Joinville, que disponibilizou 1.738 oportunidades em março.

"Essas mais de 5 mil oportunidades criadas nos três primeiros meses do ano são fundamentais para o desenvolvimento social da nossa comunidade e consequentemente para o nosso crescimento econômico. Acreditamos que os importantes investimentos que estão sendo feitos, como as obras no Centro da cidade, impulsionarão ainda mais esse aumento nos próximos meses", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni.

Setores com mais oportunidades

Durante o primeiro trimestre de 2024, o setor de Serviços foi o grupo econômico que mais criou vagas em Itajaí. A atividade obteve um saldo positivo de 3.090 postos de trabalho com carteira assinada, o que representa mais de 60% do total de empregos gerados. Em seguida, aparecem os setores da Indústria (867 vagas), Construção (428) e Agropecuária (385).

Já no mês de março o saldo de empregos criados por setores foi o seguinte: Serviços (982 vagas), Comércio (299 vagas), Indústria (202 vagas), Agropecuária (120 vagas) e Construção (51 vagas).

Para auxiliar os cidadãos que querem ingressar no mercado de trabalho e as empresas que estão em busca de profissionais, o Município de Itajaí possui o Balcão de Empregos. A iniciativa oferta mais de 1.800 vagas de emprego nesta semana em diversas áreas da cidade. O serviço também auxilia na elaboração ou revisão de currículo dos candidatos.

As vagas podem ser consultadas pelo aplicativo Conecta.í, pelo site empregos.itajai.sc.gov.br ou via WhatsApp (47) 3246-1190.

Itajaí gerou mais de 5 mil vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024