Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu recebe nova draga de sucção

Embarcação Utrecht, de tipo Hopper, chegou à cidade na última sexta-feira (19)
Data de inclusão: 23/04/2024 16:11

O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu recebeu uma nova draga de sucção. A embarcação vai dar continuidade aos trabalhos de dragagem e manutenção no canal de acesso aos terminais. Com saída do Porto de Santos, em São Paulo, a draga Utrecht, de tipo Hopper (sucção), chegou à Itajaí na última sexta-feira (19).

O trabalho realizado pela draga tem como objetivo garantir a segurança das entradas e saídas de navios de grande porte no Complexo Portuário. A ação também busca reduzir os impactos de inundações ao recuperar a profundidade de 14 metros do canal e aumentar a vazão das águas das chuvas que descem do Vale do Itajaí.

A embarcação atuará ao longo do canal de acesso, nas áreas a montante e jusante do Rio Itajaí-Açu. Além disso, também fará a dragagem nas Bacias de Evolução I, em frente aos portos de Itajaí e Navegantes, e II, Baía Afonso Wippel/Saco da Fazenda. A draga auxilia na remoção de materiais sólidos do fundo do canal.

“Para o Porto de Itajaí e seu complexo portuário num todo, nas próximas semanas, com total apoio do Governo Federal, será feito um repasse de recursos financeiros, objetivando garantir a manutenção permanente de dragagem. Itajaí é o único porto no Brasil a fazer dragagem permanente desde o ano de 1999. É primordial mantermos o rio entre 13 e 14 metros de profundidade. Sabemos dos desafios que são para manter este serviço, pois a Superintendência do Porto de Itajaí possui seu maior contrato de custo, em torno de 70% do nosso orçamento mensal, num valor de aproximadamente R$ 7 milhões. Temos um contrato de dragagem vigente até dezembro deste ano, com a Van Oord, empresa holandesa, sendo uma das cinco maiores empresas de dragagem do mundo”, pontua o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

O equipamento vai trabalhar em paralelo com a draga Njord. Essa embarcação possui a função de injetar potentes jatos de água no fundo do rio, com o objetivo de soltar e eliminar, junto a correnteza, os sedimentos do canal.

Sobre a nova draga

Fabricada na Holanda em 1996, a draga Utrecht possui 26.016 toneladas. Sua capacidade de cisterna (armazenamento) de carga é de 18.292 metros cúbicos de sedimentos. Além disso, possui um comprimento de 159,65 metros por 28,03 metros de boca (largura). Esta draga de sucção recolhe os sedimentos, carrega-os em sua cisterna e, num raio de 5 milhas, o equivalente a 10 quilômetros de distância da saída do canal de acesso ao complexo, os dejetos são despejados em alto mar, em área determinada pelas autoridades ambientais.

A embarcação atua 24 horas ininterruptas desde sua chegada em Itajaí. Não há previsão de data para a embarcação encerrar o ciclo de trabalho no complexo portuário. Esta é a segunda vez que a draga Utrecht realiza a continuidade dos trabalhos de dragagem de manutenção no município. Sua primeira vinda ocorreu em janeiro de 2019.

Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu recebe nova draga de sucção