Cerca de 500 atendimentos são realizados todos os meses com pequenas cirurgias, curativos especiais, lasers e outras terapias
Data de inclusão: 12/04/2024 15:39

O Ambulatório de Feridas Complexas de Itajaí é referência no tratamento de lesões de pele. O espaço já realizou mais de 54 mil atendimentos desde a sua implantação. Localizado junto ao Centro Médico de Referência São Judas, o ambulatório oferece tratamentos personalizados para pacientes com algum tipo de lesão complexa, como feridas pós-cirúrgicas, neoplásicas, venosas, linfáticas, além de queimaduras, lesão por pressão, entre outras.

Pioneiro na região, o ambulatório foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde em 2015 e realiza, em média, 500 atendimentos mensais. Cada paciente recebe um tratamento personalizado, conforme o tipo de ferida. A estrutura realiza desde pequenas cirurgias e curativos especiais, bem como utiliza diversas terapias para diminuir o tempo de cicatrização, como laserterapia, ozonioterapia, cromoterapia e aromaterapia.

“Utilizamos várias técnica e terapias para o tratamento de feridas complexas com o objetivo de reduzir o tempo de cicatrização e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes. Também fazemos visitas domiciliares para realização de curativos especiais em pacientes acamados ou que não possam se deslocar até a unidade”, explica a coordenadora médica do ambulatório, Sandra Mara Nadal.

O ambulatório também realiza o serviço de teleconsultoria sobre feridas complexas. Todos os profissionais da Rede Municipal de Saúde podem solicitar o atendimento, via Sistema de Regulação (Sisreg), com a médica Sandra Nadal e a enfermeira Dhielle de Souza Pinheiro. As servidoras fornecem orientações e encaminham casos graves para atendimento mais ágil.

Terapias contribuem para acelerar cicatrização

Desde 2020, o ambulatório também passou a utilizar a ozonioterapia de forma complementar ao tratamento de feridas complexas. A terapia ajuda a acelerar o processo de cicatrização e reduz o tempo de tratamento. “Com a ozonioterapia, o tempo médio de tratamento dos pacientes, que era de um ano passou para cerca de três a quatro meses. Percebemos ainda a melhora da imunidade e diminuição de dores, bem como economia de gastos”, comenta a enfermeira do serviço, Elisabete Dias.

Para o paciente Pedro Ramos, de 77 anos, o tratamento no ambulatório de feridas foi fundamental para tratar uma úlcera mista na perna, que ele tinha desde os 19 anos. Morador do Cidade Nova, Ramos relata que chegou a pedir para amputar a perna por conta das dores. Ele faz tratamento no Centro Médico de Referência São Judas há pouco mais de um ano.

“Agradeço a Deus por ter colocado essa equipe no meu caminho. Há 58 anos eu trato essa úlcera e hoje ela está praticamente fechada. Depois de todo sofrimento que tive com essa perna, elas me acolheram muito bem, é uma equipe maravilhosa”, ressalta o paciente.

O Ambulatório de Feridas Complexas conta quatro profissionais de saúde, uma média, duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem. Os pacientes, de todas as faixas etárias, são encaminhados ao serviço pelas unidades básicas de saúde do município. O local fica na rua Carolina Vailatti, s/nº, ao lado do Asilo Dom Bosco, no bairro São Judas. Mais informações pelos telefones (47) 98815-7328 e 99772-0169.