Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Mais de 1.700 voluntários se inscreveram para participar e 16 embarcações auxiliaram na força-tarefa
Data de inclusão: 28/03/2024 14:16

A 11ª edição do Mutirão Mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti somou 5,5 toneladas de lixo recolhido nas cidades de Itajaí e Navegantes. Ao todo, mais de 1,7 mil voluntários se inscreveram para participar da ação realizada no sábado (23) e 16 embarcações auxiliaram na força-tarefa.

O evento contou com 63 organizações parceiras que auxiliaram na programação do evento. Além do mutirão de limpeza, houve blitz educativa sobre a dengue e seis oficinas de educação ambiental gratuitas. Os voluntários do mutirão recolheram 5,5 toneladas de lixo. Deste montante, 3,5 toneladas foram de resíduos não recicláveis e 2 toneladas de recicláveis. As equipes saíram de quatro locais para a missão: Marina Itajaí, Molhe, Itamirim e Prefeitura de Navegantes.

Dos resíduos não recicláveis, o alerta segue para o alto volume de plástico encontrado. Essa problemática, refletida na ação, reforça a necessidade de se repensar o uso do plástico descartável. Esses materiais foram o foco principal dos voluntários na ação, tanto no recolhimento, quanto na conscientização da população. Muitos resíduos recolhidos no mutirão não puderam ser reciclados devido ao descarte incorreto do material.

“Essa edição foi memorável, trazendo reflexões importantes sobre os impactos no ecossistema e na saúde, além de engajar a comunidade em um grande movimento de ação e sensibilização”, comenta Natália Simões Pires, uma das organizadoras do evento.

O Juntos Pelo Rio é uma iniciativa do Município de Itajaí, por meio do Porto e Semasa.

A participação dos voluntários para recolhimento dos resíduos é fundamental, mas também houve diversos parceiros que contribuíram para o evento acontecer. Esta 11ª edição do Juntos Pelo Rio teve o apoio dos seguintes órgãos de segurança, empresas e instituições: Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Recicla Itajaí, Ambiental, Marina Itajaí, Itamirim Clube de Campo, Univali, Marinha do Brasil, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Codetran (Edutran), Guarda Municipal Ambiental, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Portonave, Associação de Surf Praias de Itajaí, Maersk, Mattel, Aliança, Nauterra, BR Partners, Braskarne, OL Logística, Itajaí Lixo Zero, ATL Global, Panacéia, Barra do Rio, Qualitylog, Valle Ambiental, Trocadeiro, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Cronos Logistics, Vale Safe, Anjos da Vida, Poly, Klabin, Farol, Bonet, Eroma, Projeto Rumo, Ambipar Response, Gaia Coworking, Allber, Allog, Instituto Crescer, MSC, Medlog, NavShip, Credifoz, Minister, Ecolitoral, Sacolão Direto do Campo, NGI SUL, IFSC, Equilibrios, Dahuer, GTEA-RH/07, VS Operador Logístico, Inova Despachos Aduaneiros, SC Portos e ICMBio/CEPSUL.

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição