Conferência Nacional de Cultura terá representantes de Itajaí

Eleição dos delegados ocorreu nesta semana durante a etapa estadual do evento
Data de inclusão: 25/01/2024 19:08

Três integrantes do setor cultural de Itajaí representarão Santa Catarina na Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em março, em Brasília. A escolha de Vanderlei Lazzarotti, diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, Sarah Uriarte, artista visual da cidade, e Schibian Philemonn Oliveira, produtora cultural, ocorreu esta semana durante a etapa estadual da conferência, em Florianópolis.

Entre os dias 22 e 24 de janeiro, agentes culturais, produtores, gestores, artistas e trabalhadores da cultura reuniram-se na 4ª Conferência Estadual de Cultura. No evento, sediado no Centro Integrado de Cultura (CIC), na capital catarinense, estiveram em pauta discussões sobre os rumos da cultura e proposições para o setor em nível estadual e nacional.

O Município de Itajaí teve como representantes nesta etapa estadual os delegados eleitos na Conferência Municipal de Cultura, que ocorreu em 28 de outubro de 2023. Integraram a delegação itajaiense: Bárbara Damásio, Romy Huber e Vanderlei Lazzarotti, com a observação e presença de outros agentes culturais e representantes das Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí.

“Foi muito gratificante, fiquei feliz demais por fazer parte de um processo democrático importante, de retomada e reconstrução. Tem muita gente bacana lutando pela cultura no nosso Estado e foi surpreendente conhecer estas pessoas, fazer essas trocas, intercâmbios, fazer parte das decisões, um exercício pleno e histórico da democracia”, comenta Bárbara Damásio.

Representatividade na etapa nacional

De Santa Catarina, 40 delegados irão para a etapa nacional da Conferência. A Mesorregião do Vale do Itajaí elegeu, no total, seis representantes para compor a delegação catarinense que irá para nacional, que acontecerá em Brasília (DF), de 04 a 08 de março. Vanderlei Lazzarotti, diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, foi eleito como delegado da Mesorregião governamental. Sarah Uriarte, artista visual de Itajaí, também foi eleita como delegada representante da Setorial de Artes Visuais, e Schibian Philemonn Oliveira elegeu-se como delegada representante da Setorial de Música. O trio fará parte do grupo catarinense durante a etapa nacional.

“A retomada das conferências é muito importante, pois ficamos dez anos sem elas. Já realizamos, vencemos e aprendemos com as etapas municipal e estadual. Agora temos a importante missão de representar SC na Conferência Nacional, discutindo políticas públicas que se desdobrem e tornem-se realidade em esfera federal”, ressalta Vanderlei Lazzarotti.

Sobre a Conferência

A 4° Conferência Nacional de Cultura tem como tema central “Democracia e Direito à Cultura”, e está organizada em seis eixos temáticos:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistemas Estadual e Nacional de Cultura
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais

As conferências são momentos únicos de afirmação democrática e de apontamentos para a construção de políticas públicas. Nos períodos em que são realizadas, sociedade civil e governos têm a oportunidade de mobilizar e promover encontros, além de fortalecer redes, conexões e diálogos sobre as necessidades de cada território.*

Fonte: *MinC, 2023

Conferência Nacional de Cultura terá representantes de Itajaí