Município de Itajaí inaugura ponte que liga os bairros São João e São Vicente

O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (18), às margens da nova estrutura, na rua São Joaquim
Data de inclusão: 18/01/2023 18:33

O Município de Itajaí inaugurou na tarde desta quarta-feira (18) a ponte entre os bairros São João e São Vicente. Com a nova estrutura, a população tem mais uma opção para deslocamentos na região. A ponte, que ligará as ruas Juca Cesário e São Joaquim, ainda garantirá mais fluidez no trânsito e vai evitar congestionamentos nas vias paralelas, trazendo mais qualidade de vida para os moradores.

A cerimônia de inauguração iniciou por volta das 16h30 e contou com a participação de autoridades locais e moradores da região. O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou a importância da obra para os moradores e também para toda cidade, tendo em vista o crescimento significativo que o município apresenta a cada ano.

“Temos aqui mais uma obra entregue para a população e, com isso, seguimos planejando a nossa Itajaí do futuro, uma cidade que está entre as mais ricas do Brasil e que cresce a cada dia. Além desta ponte, mais duas estruturas estão em construção e diversas outras obras de infraestrutura estão em andamento para garantir mais qualidade de vida aos itajaienses”, enfatizou Morastoni.

A nova ponte tem 50 metros de comprimento e 40 metros de vão central. Os 13,5 metros de largura são divididos em duas faixas de rolamento com 3,6 metros para veículos e duas faixas de passeio compartilhadas entre pedestres e ciclistas. O projeto integra o Plano de Mobilidade da cidade, que foi elaborado no início da atual gestão, em 2017.

“Mais do que grande estruturas, sustentadas por vigas e toneladas de concreto, essas obras são parte da história de transformação do Município de Itajaí, que se destaca pelos investimentos em infraestrutura moderna e responsabilidade ambiental”, ressalta o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves (Dedé).

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Rodrigo Lamin, construir pontes é conectar e aproximar as pessoas. “Nosso município é recortado por rios, nós trabalhamos para que toda população tenha mobilidade urbana e qualidade de vida e, portanto, a cada nova obra entregue temos a sensação de dever cumprido, porque sabemos que com isso estreitamos a distância entre as pessoas e otimizamos o tempo de todos”, pontua.

Foram investidos na obra da nova ponte quase R$ 4,5 milhões na estrutura, com recursos de financiamento internacional do banco Fonplata. Além disso, foram aplicados aproximadamente R$ 3,5 milhões em desapropriações, com recursos próprios do Município.

Plantio de mudas nativas

Em parceria com o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), as autoridades presentes na inauguração realizaram o plantio de 30 espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica no entorno da nova ponte, na rua São Joaquim. São elas: Ingá mirim, Ingá banana, Araçá Amarelo, Pitanga, Cereja do Rio Grande, Gabiroba Crespa, Ipê amarelo, Aroeira vermelha, Pata de vaca e Paineira. Além de regular a temperatura, as árvores são fundamentais para combater a erosão do solo e restaurar o ecossistema.

Novas pontes

A ponte entre os bairros São João e São Vicente é a segunda dos quatro projetos em andamento no Município a ser inaugurada. Além da estrutura entregue nesta quarta-feira, em novembro do ano passado foi inaugurada a ponte Paulo Vicente (Paulo Amândio), nova ligação entre os bairros São Vicente e Cordeiros.

Está em andamento a execução da ponte que vai conectar a rua Adolfo Batschauer com o entroncamento das ruas Sidney Schulze e Otto Hoier, entre os bairros São Judas e Cidade Nova. Outra iniciativa é a nova ponte do Campeche, que será construída em concreto para substituir a atual estrutura de madeira. O investimento total nos quatro novos equipamentos ultrapassa os R$ 20 milhões.

Município de Itajaí inaugura ponte que liga os bairros São João e São Vicente