Revitalização da Hercílio Luz vai transformar principal via do comércio de Itajaí

Investimentos ultrapassam R$ 15 milhões e a obra também contempla a Praça dos Correios
Data de inclusão: 04/11/2022 17:17

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Obras, assinou nesta sexta-feira (04) a ordem de serviço para início da revitalização da rua Hercílio Luz, principal via do comércio itajaiense. Os trabalhos também contemplarão a Praça dos Correios, por onde a obra deve iniciar nos próximos dias. A intenção é não prejudicar os lojistas durante as compras de final do ano. O prazo de execução da obra é de 12 meses e os investimentos ultrapassam R$ 15 milhões com recursos de financiamento internacional com o banco Fonplata.

A revitalização da rua Hercílio Luz aposta na diversificação dos usos e públicos. Ao modificar a via desde seu piso até a iluminação pública, o projeto quer incentivar a utilização do espaço para além do horário comercial e transformar a rua com atividades culturais, comerciais e gastronômicas.

Para isso, a Hercílio Luz contará com novo mobiliário público e áreas compartilhadas para utilização do comércio local, além da implantação de passeios e arborização. A nova via reurbanizada será a conexão entre as demais áreas do Centro reformuladas. A transformação da Hercílio se estenderá para a travessa Edmundo Heusi, a rua Dagoberto Nogueira e o espaço público ocupado pelo antigo Correios, que ficarão conectados. As melhorias foram apresentadas e aprovadas pelos comerciantes locais.

“Esta revitalização é de extrema importância, pois é uma avenida central e precisa contemplar os nossos cidadãos e turistas que nos visitam para usufruírem de momentos de lazer nos equipamentos que serão instalados na rua Hercílio Luz e na Praça dos Correios. As obras são integrantes de um projeto de requalificação do Centro de Itajaí”, ressalta o prefeito em exercício Marcelo Sodré.

Já a Praça dos Correios vai ocupar o imóvel do antigo Correios. O espaço será inteiramente reurbanizado para proporcionar um local de convivência e lazer aos moradores. Estão previstos a implantação de passeios, mobiliário urbano, iluminação, paisagismo e equipamentos especiais, como fonte ornamental e interativa, playground, espaço para pets, horta comunitária, pórticos para cobertura do palco multiuso e uma edificação de apoio.

“Devido à proximidade do período natalino para não atrapalhar o comércio a obra iniciará pela Praça dos Correios e em janeiro começará os trabalhos na Hercílio Luz. A meta é concluir toda a obra até final de novembro de 2023, para fomentarmos ainda mais o movimento econômico da nossa cidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Conjunto de melhorias transformarão o Centro de Itajaí
A revitalização da rua Hercílio Luz faz parte de um conjunto de melhorias que está transformando a região central de Itajaí. A revitalização da Praça da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento foi o ponto de partida e de onde se irradiam outras importantes obras que visam tornar o Centro da cidade um espaço turístico e de bem-estar do cidadão. A rua Hercílio Luz, por exemplo, vai ganhar uma reformulação completa para explorar seu potencial turístico e de serviços em todos os dias e horários.

Ao final da via, outras duas obras se encontram: a reurbanização da rua Pedro Ferreira, já concluída, e do Marco Zero de Itajaí, em andamento. As duas obras valorizam o centro histórico da cidade com um lugar para as pessoas. Além disso, projetam um espaço agradável e com urbanização moderna, aliando história e desenvolvimento.

O conjunto de melhorias ainda contemplará a reurbanização das avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro, a revitalização da rua Tijucas e o Largo do Mercado do Peixe. As obras no Centro de Itajaí totalizam um montante de investimentos estimado em cerca de R$ 50 milhões.