Nova Bacia de Evolução registra 800 giros no Complexo Portuário de Itajaí

Marca é alcançada antes de a área completar seu segundo ano de operações
Data de inclusão: 21/02/2022 17:14

O Complexo Portuário de Itajaí atingiu, no último domingo (20), a marca de 800 giros na área da Nova Bacia de Evolução. A 800ª manobra foi registrada com o navio UASC AL KHOR de 299,99 metros de comprimento por 48,20 de largura e bandeira liberiana. A embarcação partiu nesta tarde de segunda-feira (21) com destino ao porto de Buenos Aires, na Argentina.

Em 2019, a primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário para o complexo foi concretizada, o que possibilitou a chegada de navios de até 350 metros. A primeira manobra de testes na área da nova Bacia de Evolução, ocorrida no dia 16 de janeiro de 2020, foi considerada um marco para a história de Itajaí. A inédita manobra de ré foi realizada com o navio VALOR, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura. A nova bacia também protagonizou a manobra do maior navio recebido em portos brasileiros, em junho de 2020: o APL Paris, de 347,4 metros de comprimento e 45,27 de largura.

“Sem dúvida, é uma grande satisfação para a Autoridade Portuária de Itajaí completar este número tão significativo de 800 manobras. É reflexo das aplicações de investimentos necessários, que transcenderam o sucesso do nosso Porto. Esse projeto certificou a permanência do Porto de Itajaí no mercado, ao aumentar sua produtividade e alcançou resultados de quase uma década de planejamento, com o envolvimento de numerosos entes públicos e administradores. O Complexo Portuário do Itajaí permanece entre os 120 maiores portos do mundo, como exemplo de gestão portuária pública e municipal”, pontua Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

A segunda etapa da Bacia de Evolução está projetada para receber navios de até 400 metros de comprimento por 60 de largura. O projeto possibilita o acompanhamento da nova realidade do comércio marítimo internacional e tem como objetivo adequar a capacidade portuária do complexo para aumentar sua competitividade.

“A área Nova Bacia de Evolução é uma grande conquista para a atividade portuária de nossa cidade. Chegar a essa marca de 800 giros mostrou a necessidade que tínhamos de aprimorar o complexo e nossa capacidade de adequação ao grande mercado internacional de navegação em desenvolvimento constante. A conclusão da primeira etapa da Bacia trouxe ao complexo um expressivo avanço na movimentação, evidenciando a importância de nos prepararmos para as obras da segunda etapa”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Nova Bacia de Evolução registra 800 giros no Complexo Portuário de Itajaí