Educação investe mais de R$ 18 milhões em reformas, ampliações e construções de unidades de ensino

Duas novas creches passarão a integrar a Rede Municipal a partir de 2022
Data de inclusão: 27/12/2021 14:58

A qualidade da educação passa também pela oferta de boas estruturas de ensino. Por isso, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, investiu mais de R$ 18 milhões em reformas, ampliações e construções de novas unidades de ensino. Para 2022, duas novas unidades serão construídas para atender 265 crianças nos bairros São Vicente e Campeche. O montante de investimentos corresponde a 15 obras que iniciaram no começo deste ano e devem ser concluídas durante o primeiro semestre do próximo ano.

Oito unidades estão com obras em andamento. No Centro de Educação Infantil (CEI) Graziela Vieira, do bairro Itaipava, o CEI João Victorino, do bairro São Vicente, a Escola Básica Mansueto Très. As obras devem ser concluídas no ínciio de 2022.

Já o Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani, no São Vicente, e as escolas Padre Pedro Baron e João Paulo II, do bairro Cordeiros, e a Escola Básica Maria Dutra Gomes, do bairro Dom Bosco, terão as reformas e ampliações entregues ainda no primeiro semestre do próximo ano. A Biblioteca Pública Municipal e Escolar Noberto Cândido Silveira Júnior é outro espaço que recebe reforma geral. A obra deve ser entregue para a comunidade em maio de 2022.

Duas novas unidades e mais vagas para a Educação Infantil
Estão previstas para serem entregues à comunidade as construções de duas novas unidades de Educação Infantil em 2022. O CEI Vereador Elói Camilo da Costa, no loteamento Nilo Bittencourt, foi construído com 10 salas de aula e deverá atender 200 crianças.

Já o CEI Katiuscia da Graça Vicente, no Campeche, deverá ser inaugurado a partir de fevereiro do próximo ano com capacidade para atender 65 alunos da Educação Infantil. O nome da nova unidade é uma homenagem a uma professora da Rede Municipal de Ensino que faleceu em abril deste ano, vítima da Covid-19. Katiuscia tinha 41 anos de idade e atuava há mais de 20 anos na Educação do Município.

Outra obra que abrirá novas vagas é a do Centro de Educação Infantil João Sandri, do bairro Cidade Nova. A unidade teve a ampliação de três novas salas de aula e, com isso, passará a atender 50 novos alunos da Educação Infantil a partir de fevereiro de 2022.

Três reformas e ampliações entregues em 2021
Além das obras iniciadas, três unidades passaram por reforma e ampliação ao longo deste ano e já foram entregues à comunidade. O Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Ângela Dalçóquio de Souza, do bairro Imaruí, foi reformado, teve a ampliação de uma sala de aula e recebeu uma quadra poliesportiva. A Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, da Fazenda, recebeu a estrutura metálica da quadra já reformada no mês de maio, além de melhorias em uma sala de aula, com substituição da cobertura e área interna, no mês de novembro.

Já o Centro de Educação Infantil Amélia Muller dos Reis passou por uma reforma geral. No momento, está em fase de conclusão a reforma da parte externa da unidade, que fica no bairro Cordeiros.

"A educação municipal prima muito pela qualidade no ensino, mas também se preocupa com a infraestrutura das unidades, para proporcionar um ambiente de qualidade a todos os estudantes da nossa rede. E, para o ano que vem, já temos muitas outras obras de reforma e ampliação planilhadas para darmos prosseguimento com essas melhorias na parte estrutural das nossas escolas, CEIs e CEDINs", afirmou a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

Novas obras em 2022
Para o próximo ano, o Município já garantiu investimentos para duas unidades de ensino que passarão por reforma e ampliação a partir de janeiro. O CEDIN Napoleão de Souza, do bairro São Vicente, receberá nova cobertura, ampliação do refeitório e do pátio coberto e algumas alterações na parte administrativa. Também serão substituídos forros, esquadrias e revestimentos e feita a repintura da unidade, além de pavimentação do pátio e da quadra. A obra deve começar no dia 03 de janeiro com previsão para ser concluída em 150 dias. O investimento é de quase R$ 450 mil.

Também está prevista para começar no dia 03 de janeiro de 2022 a reforma do CEI Vereador Otávio Cesário Pereira, da Murta. A previsão é de que em até 240 dias a unidade seja totalmente reformada, com substituição da cobertura, pisos, revestimentos, forros, esquadrias, além de nova parte elétrica. Será construído ainda um espaço coberto para recreação e educação física, e um lactário. As melhorias nesta unidade custarão quase R$ 1,5 milhão.