E-book apresenta registro sobre a produção teatral em Itajaí

Publicação tem o patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de Itajaí
Data de inclusão: 13/04/2021 19:09

A trajetória da produção de teatro itajaiense será apresentada em um registro inédito por meio da publicação do e-book “Teatro em Itajaí – Um panorama histórico-afetivo”, de autoria de Karoline Gonçalves e Afonso Nilson. O lançamento da publicação acontece nesta quinta-feira (15), às 20h, nos canais do YouTube da produtora Subjétil (youtube/subjetil) e da editora Traços e Capturas (youtube/traços&capturas).

De acordo com os autores, a história do teatro em Itajaí começou em 1897. No entanto, foi nas décadas de 1970 e 1980 que a produção teatral da cidade tomou fôlego com o surgimento de grupos teatrais. Com o passar dos anos a cidade conquistou destaque estadual com uma larga tradição teatral, numerosos artistas e uma capacidade de difusão e produção que impressionam.

Foram realizadas 20 entrevistas aproximadamente, com gente que fez ou faz, vive ou viveu o teatro em Itajaí nas últimas três ou quatro décadas. Estão registradas memórias de 16 coletivos teatrais (por alguns denominados companhias de teatro e por outros grupos de teatro). Narrativas que revelaram o protagonismo dessa “gente do teatro” no desenvolvimento da linguagem e na criação de políticas públicas culturais para a cidade.

“Não é sorte e nem coincidência que Itajaí possui um Teatro Municipal, Casa da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, editais diversificados e Fundação Cultural. Tudo isso é resultado de muita luta, de organização e de artistas engajados. Foram ações de relevância histórica ‘das lutas coletivas’, protagonizadas por gente de teatro. Sinto-me honrada em trabalhar no registro da trajetória de tanta gente, de tantos Grupos e Cias, que conjuntamente edificaram o movimento de teatro da cidade de Itajaí”, enfatiza uma das autoras do livro e proponente do projeto, Karoline Gonçalves.

O livro digital terá distribuição gratuita em endereço a ser informado no evento de lançamento. A publicação foi viabilizada com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí.

Serviço:
Lançamento do e-book “Teatro em Itajaí – Um panorama histórico-afetivo”
Data: 15/04 – 5ª feira, às 20h
Canais de YouTube: