Coronavírus: 15 estabelecimentos autuados e três interditados durante o fim de semana

Comércios estavam descumprindo as medidas sanitárias de combate à COVID-19
Data de inclusão: 07/12/2020 15:35

A força-tarefa de fiscalização do Município de Itajaí autuou 15 estabelecimentos e interditou outros três durante o fim de semana por descumprimento às medidas sanitárias contra a COVID-19. Mais de 26 locais foram fiscalizados de quinta-feira (3) até domingo (6) pela Vigilância Sanitária, Guarda Armada e as Polícias Civil e Militar.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

Além dos dois estabelecimentos já interditados e dos cinco infracionados na quinta-feira, a Vigilância Sanitária autuou dois bares e interditou um deles na sexta (4). No sábado (5) e domingo (6), mais oito estabelecimentos receberam infrações do órgão municipal por descumprirem as medidas preventivas. Um destes locais também recebeu uma intimação para requerimento de alvará sanitário.

Os comércios notificados pela Vigilância Sanitária estão localizados nos bairros Praia Brava, São João, Centro, Dom Bosco, Cordeiros e Cidade Nova. A fiscalização ainda atendeu denúncias em outros quatro locais no São Vicente, Praia Brava e Espinheiros, porém não foram encontradas irregularidades no momento da abordagem.

As principais irregularidades verificadas foram aglomerações, falta de distanciamento social e o não uso de máscara por clientes e funcionários, entre outras. Os estabelecimentos têm prazo de 15 dias para apresentar defesa, que será avaliada pela Vigilância e poderá gerar multa.

A força-tarefa de fiscalização noturna ocorre todos os finais de semana, de quinta a domingo. O objetivo da ação é garantir o cumprimento dos cuidados preventivos, coibir aglomerações e orientar a população sobre as medidas para controle do coronavírus. O trabalho envolve rondas preventivas, vistorias e verificação de denúncias da população.

Denúncias podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal/Codetran). Durante a semana, a população também pode denunciar o descumprimento de normas para a Vigilância Sanitária pelo e-mail visa@itajai.sc.gov.br ou pelos telefones: (47) 3908-5767 e 3908-5036.