Coronavírus: Cinco estabelecimentos autuados e dois interditados por descumprimento das medidas sanitárias

Fiscalização noturna foi intensificada a partir de quinta-feira (3)
Data de inclusão: 04/12/2020 18:33

Cinco estabelecimentos comerciais foram autuados nesta quinta-feira (3) à noite e vão receber multa por descumprirem as medidas sanitárias contra a COVID-19. A notificação foi feita durante fiscalização das forças de segurança do município, que foi intensificada nesta semana. Dois destes locais também foram interditados por tempo indeterminado devido à aglomeração de pessoas e falta de cumprimento às medidas preventivas por clientes e funcionários, como uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

A fiscalização conta com a participação da Vigilância Sanitária, Guarda Armada e das Polícias Civil e Militar. A intenção da ação é garantir o cumprimento dos cuidados preventivos, coibir aglomerações e orientar a população sobre as medidas para controle do coronavírus. O trabalho envolve rondas preventivas, vistorias e verificação de denúncias da população quanto ao descumprimento das restrições impostas para o enfrentamento à pandemia.

Os cinco estabelecimentos autuados ficam localizados na Praia Brava, São João, Centro e Dom Bosco. Os dois locais interditados já tinham sido advertidos por descumprir as normas sanitárias.

“Estamos intensificando as fiscalizações durante o fim de semana como forma de conscientizar a população sobre a gravidade da pandemia e a importância de manter os cuidados preventivos. Para se ter ideia, um dos locais fiscalizados tinha aglomeração de mais de 300 pessoas e desrespeito às demais medidas sanitárias”, comenta a diretora da Vigilância Sanitária de Itajaí, Christiane Lazzaris.

Além das irregularidades, um homem foi flagrado com porte de entorpecentes e assinou um termo circunstanciado. A operação continua durante todo fim de semana em restaurantes e bares da cidade.

Denúncias podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal/Codetran). Durante a semana, a população também pode enviar denúncias para a Vigilância Sanitária pelo e-mail visa@itajai.sc.gov.br ou pelos telefones: (47) 3908-5767 e 3908-5036.