Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Assistência Social lança campanha sobre erradicação do trabalho infantil

Ação educativa não terá eventos com aglomeração de pessoas, devido à pandemia de coronavírus
Data de inclusão: 02/06/2020 15:36

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social lançou nesta segunda-feira (1º) uma campanha de conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil. Materiais impressos sobre o tema serão distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos assistenciais.

Neste ano, devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), a campanha não terá nenhum evento com aglomeração de pessoas. A ação será feita com cartazes e panfletos de conscientização, dispostos nas recepções dos CRAS e CREAS. A iniciativa, coordenada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pretende alcançar crianças, adolescentes e adultos, com a participação colaborativa de servidores da Assistência Social.

O trabalho infantil é proibido para pessoas menores de 18 anos, por causar prejuízos graves ao desenvolvimento pleno de meninas e meninos. A exceção, segundo a legislação brasileira, é com relação ao trabalho do menor aprendiz. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em algumas atividades é permitida o trabalho para o maior de 14 anos, desde que a ocupação não cause dano à saúde do adolescente e que não seja realizada no período noturno (contrato de aprendizagem, artigo 428 da CLT).

Na cidade de Itajaí não há registro de trabalho infantil, mas a Secretaria de Assistência Social mantém o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil atuando com ações de prevenção e conscientização. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100.

Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Celebrado no dia 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conscientizar sociedade, trabalhadores, empregadores e governos do mundo todo contra o trabalho infantil.

No Brasil, em média sete crianças são vítimas de acidente de trabalho a cada 24 horas. De 2007 a 2015, segundo levantamento do Ministério Público do Trabalho, 187 perderam a vida em acidentes de trabalho. O estudo também aponta que crianças forçadas ao trabalho infantil têm três vezes mais chances de adoecer.

Anualmente, campanhas e ações sobre a erradicação do trabalho infantil são feitas em todo o território nacional. O foco são as modalidades chamadas de “piores formas” de trabalho infantil, como tarefas relacionadas à agricultura, tráfico de drogas, trabalho informal urbano e de exploração sexual.
_____________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Assistência Social
(47) 3248-0800 

Imagens relacionadas

Assistência Social lança campanha sobre erradicação do trabalho infantil
Assistência Social lança campanha sobre erradicação do trabalho infantil
Assistência Social lança campanha sobre erradicação do trabalho infantil
Assistência Social lança campanha sobre erradicação do trabalho infantil
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí