Em Itajaí, idosos poderão ser vacinados em casa contra a gripe influenza

Primeira fase, para idosos e profissionais de saúde, inicia na próxima segunda-feira (23)
Data de inclusão: 20/03/2020 18:46

O Município de Itajaí informa que está mantida a Campanha de Vacinação 2020 contra a gripe influenza. Nesta primeira fase, serão adotadas medidas especiais, como aplicação domiciliar para idosos. A campanha inicia na próxima segunda-feira (23) para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. A meta do município é imunizar 59.852 pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Para evitar aglomerações nos postinhos, principalmente de idosos a partir de 60 anos, a vacinação deste público será feita preferencialmente nas casas. Cada unidade básica de saúde do município irá vacinar os idosos de suas áreas.

“Neste momento de pandemia de coronavírus pedimos que os idosos fiquem em casa, não vão para as unidades. Os profissionais farão a vacina contra gripe em domicílio. Os pacientes que tiverem dúvidas podem ligar nas unidades para esclarecimentos”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Já os profissionais de saúde deverão comprovar a ocupação mediante carteira profissional, holerite ou crachá para fazer a vacina. A imunização da gripe será exclusiva para idosos e profissionais de saúde até dia 15 de abril. As doses estão disponíveis em todas as unidades do município.

Embora a vacina contra influenza não proteja contra o coronavírus, a Vigilância Epidemióligca ressalta que é muito importante que os grupos de risco se protejam contra os outros tipos graves de gripe.

Outros grupos a partir de 16 de abril

Na segunda fase da campanha, que vai iniciar no dia 16 de abril, além de profissionais de saúde e idosos, poderão se vacinar contra a influenza professores de escolas públicas e privadas, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Grupos de risco precisam comprovar a doença.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza ainda terá um Dia D de vacinação no sábado, 9 de maio. Nessa data, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h para imunizar toda a população alvo.

Na terceira fase, com início em 9 de maio, as doses começam a ser aplicadas também em crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência. Ainda fazem parte dos grupos prioritários para vacinação a população privada de liberdade ou sob medida socioeducativa, além dos profissionais que atuam no sistema prisional.

Além das unidades de saúde, a vacina contra gripe influenza estará disponível na sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. O posto fica aberto das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação. Para se imunizar basta apresentar a caderneta de vacinas ou documento de identidade.

Gripe influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito. Habitualmente, circula a cada ano mais de um tipo de influenza concomitantemente, como, por exemplo, influenza A (H1N1) influenza A (H3N2) e influenza B. A vacina oferecida na rede pública imuniza contra os três tipos de vírus mais circulantes.

CAMPANHA VACINAÇÃO 2020 GRIPE INFLUENZA

1ª Fase | Início em 23 de Março:
Idosos (+ 60 anos) e profissionais de saúde.

2º Fase: | Início em 16 de Abril:
Professores, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas transmissíveis.

3º Fase: | Início em 09 de maio:
Crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.

Em Itajaí, idosos poderão ser vacinados em casa contra a gripe influenza