Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Confira dicas para se prevenir contra meningite

Inverno exige cuidados redobrados com a doença
Data de inclusão: 03/07/2019 18:27

O inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias. Isso ocorre porque na estação mais fria do ano os vírus e bactérias se propagam com maior facilidade, devido à concentração de pessoas em ambientes fechados. Casos de meningite tendem a aumentar nessa época, por isso a população deve intensificar os cuidados básicos, como manter os espaços arejados, lavar as mãos adequadamente e se vacinar contra a doença.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A meningite é uma das principais preocupações de pais durante o inverno. Neste ano, o número de casos no Estado fez a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC) emitir nota desmentindo surto da doença. Em Itajaí, os casos têm se mantido na média de anos anteriores, porém as medidas preventivas continuam a ser desenvolvidas pela Secretaria de Saúde.

Em 2018, o município registrou 64 casos de meningite, sendo 38 virais, 23 bacterianas e 03 fúngicas. Neste ano, a cidade contabiliza 28 casos confirmados, sendo 18 virais, 07 bacterianas, 01 fúngica e 02 aguardando resultado. No ano passado, ocorreram 13 mortes de pacientes notificados com meningite por diversos agentes causadores; neste ano, já são seis óbitos na cidade, também por várias causas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a prevenção da doença pode ser feita principalmente mantendo a caderneta de vacinação em dia. Atualmente, o Programa Nacional de Imunização dispõe de vacinas que podem prevenir algumas formas graves de meningite (BCG, Meningo C, Haemophilus B, Pneumocócica).

Nas unidades de saúde do município, estão disponíveis as vacinas Pentavalente, BCG e Pneumocócica 10 para crianças menores de um ano; e a vacina Meningocócica C, que deve ser feita em crianças até 12 meses e, um reforço em adolescentes entre 11 e 14 anos.

Além disso, é importante adotar medidas de prevenção: manter os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; e evitar aglomerações.

O que é a meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes infecciosos. As meningites mais comuns são as virais e as bacterianas.

As virais são menos agressivas e os principais sintomas são parecidos com os de viroses como: febre, diarreia, dor de cabeça, náusea, vômito, além de rigidez na nuca. Os pacientes acometidos por meningites virais costumam se curar sem sequelas.

Já as bacterianas são extremamente graves e, se não forem tratadas rapidamente, podem deixar sequelas e até levar à morte. Várias bactérias podem provocar meningite. Um dos tipos mais graves é a causada pela bactéria chamada Neisseria meningitidis (meningococo). Esta bactéria é transmitida por meio das vias respiratórias, no contato com secreções, gotículas do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro.

Os principais sintomas da meningite bacteriana são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca. Em crianças menores de um ano de idade, esses sintomas podem não ser tão evidentes e os pais ou responsáveis devem atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Caso note a presença de um desses sintomas, procure atendimento médico em uma unidade de saúde.

______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5509 

Imagens relacionadas

Confira dicas para se prevenir contra meningite
Confira dicas para se prevenir contra meningite
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí