Juntos pelo Rio retira nove toneladas de resíduos dos rios da região

Mutirão ocorreu no sábado (23) e reuniu mais de 1,2 mil pessoas
Data de inclusão: 28/03/2019 17:18

Imagine 100 mil garrafas pets boiando nos rios e praias de Itajaí e região. Este montante equivale às cinco toneladas de lixo reciclável retiradas pelos voluntários durante 8º mutirão Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti. O número superou as três toneladas recolhidas no ano passado e preocupou a organização. Já o lixo não reciclável totalizou quatro toneladas nesta edição.

“Nesta edição batemos recorde no número de voluntários e na quantidade de resíduos recicláveis retirados do rio. O volume de plástico foi muito grande e reforça a importância de Itajaí ter assinado a carta compromisso de Mares Limpos com a Organização das Nações Unidas para redução desse resíduo”, destaca Natália Pires, uma das organizadoras do mutirão.

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa e com o apoio de instituições públicas e privadas, o Juntos Pelo Rio ocorreu no sábado (23) e contou com a participação de 1.250 voluntários e 20 embarcações. Ao todo, mil pessoas participaram em Itajaí e outras 250 colaboraram na limpeza em Navegantes e Penha.

Durante toda a manhã os participantes recolheram resíduos das margens do rio Itajaí-Açu, na avenida Beira-Rio, no Molhe da Barra e na Praia do Atalaia. Também foram realizadas blitze educativas para combate do mosquito Aedes aegypti e oficinas de educação ambiental com crianças no Centreventos.

Os resíduos não recicláveis recolhidos na ação foram destinados ao aterro sanitário e os resíduos recicláveis foram doados à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz).

Mares limpos

Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a assinar a carta compromisso Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU), se propondo a aderir ao programa Lixo Zero e a trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos para construção de uma política regional de redução do lixo marinho.

O compromisso também prevê a conscientização da população através de campanhas de educação ambiental, o fomento à iniciativa privada para realização de práticas sustentáveis, bem como a diminuição do uso de plástico nas atividades da Prefeitura.

A ONU estima que um caminhão de plástico é despejado nos oceanos a cada minuto. Em torno de oito milhões de toneladas de plástico, como garrafas e embalagens, entram nos mares a cada ano. Além disso, a estimativa é que em 2050 tenha mais plástico do que peixes nos oceanos caso não tenha uma mudança de comportamento da população.

Porto de Itajaí

Semasa