Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Casa da Cultura sedia oficina literária que propõe imersão aos sonhos dos catarinenses

Inscrições estão abertas de forma on-line e gratuita
Data de inclusão: 25/04/2024 17:50

A artista e psicóloga Sandra Coelho realiza, nos dias 04 e 11 de maio (sábados), na Casa da Cultura Dide Brandão em Itajaí, a “Oficina Literária Poéticas Oníricas do Sonhar Social - mas afinal o que sonham os catarinenses?”. A atividade é gratuita, tem carga horária total de 12 horas, com oito horas presenciais e quatro horas on-line, e é aberta ao público a partir de 16 anos. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever no link: sandracoelho.com.br.

O projeto objetiva proporcionar uma imersão aos conteúdos individuais dos sonhos dos participantes e sua poesia particular e inédita. Além de Itajaí, outras quatro cidades catarinenses receberão a iniciativa: Canelinha (01 e 02 de junho), Içara (21 e 22 de junho), Jaraguá do Sul (14 e 15 de junho) e Florianópolis (19 e 20 de julho).

Durante os encontros, serão abordados os principais símbolos oníricos dos participantes, entendidos e ampliados a partir da psicologia analítica/junguiana e exercícios práticos para construções literárias a partir deste material. A técnica utilizada na oficina será o Social Dreaming (o Sonhar Social, de Gordon Lawrence). Este método, por meio da associação livre (técnica criada por C.G.Jung), favorece expandir o significado e o conteúdo de um sonho relatado no interior de uma matriz grupal, aliado ao Dream--telling (Contar o Sonho).

“Todos os dias ao dormirmos, nosso inconsciente nos apresenta pequenas ou grandes dramaturgias. Somos levados para além do espaço e tempo, nos encontramos com pessoas diversas, nos tornamos diferentes e vivenciamos experiências inimagináveis ao nosso eu consciente. Observar esse lugar criativo em nós, nos torna mais conscientes e pode ser uma fonte para criações artísticas/literárias. A oficina se propõe a sensibilizar as pessoas para essa instância da existência”, afirma Sandra Coelho, pesquisadora dos Sonhos e idealizadora do projeto.

Ao final das oficinas, um livro inédito será publicado, contendo o resultado do material poético produzido nas oficinas, somados a um arcabouço histórico sobre obras literárias feitas a partir da matéria dos sonhos. A intenção é ser uma leitura de consulta, estímulo e compreensão desta potente matéria-prima.

Este projeto realiza-se com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. Em Itajaí, conta com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí.

Serviço:
O que: Oficina Literária Poéticas Oníricas do Sonhar Social - mas afinal o que sonham os catarinenses?
Quando:
01: Oficina Itajaí (com acessibilidade em Libras)
Datas: 04 e 11 de maio
Horário: das 9h às 13h
Inscrições para Itajaí: Entre 17/04 a 30/04 através do formulário
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrição: https://sandracoelho.com.br/site/

Informações adicionais:
47 9 9654-9105 - Camila Gonçalves - Jornalista | Produtora Cultural

Imagens relacionadas

Casa da Cultura sedia oficina literária que propõe imersão aos sonhos dos catarinenses
Casa da Cultura sedia oficina literária que propõe imersão aos sonhos dos catarinenses
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí