Representantes de Itajaí participam da Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Evento reúne artistas, agentes culturais e gestores de todo o país, de 04 a 08 de março
Data de inclusão: 05/03/2024 21:54

Representantes de Itajaí compõem a Delegação Catarinense presente na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que iniciou na segunda-feira (04) e segue até sexta-feira (08), em Brasília (DF). Há 40 delegados de Santa Catarina na Conferência, sendo que dois deles são de Itajaí: Vanderlei Lazzarotti e Sarah Uriarte. A presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, Bárbara Damásio, também participa do evento.

Na Conferência, serão debatidas políticas públicas culturais e definidas orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas irão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

A programação do primeiro dia da CNC incluiu atividades artísticas, reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores. O primeiro dia do evento contou, também, com shows de Fafá de Belém e Johnny Hooker, além de apresentações de mais de 100 artistas de todas as regiões do país.

Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados, que têm direito a voz e voto; convidados, que têm direito a voz; e observadores, que podem acompanhar todos os debates da Conferência. Os delegados têm direito a voz e voto nas plenárias da Conferência e vão definir as propostas prioritárias. São esperados 1.300 delegados estaduais, a maior parte deles, eleita durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Nesta edição, serão discutidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

Vanderlei Lazzarotti, diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, ressalta que havia uma lacuna de dez anos sem Conferência e, por isso, o evento representa reencontros, uma série de discussões e construções coletivas importantes. “É um misto de muitas coisas, muita emoção, o encontro entre gestores, artistas, fazedores da cultura. Aqui estamos consolidando elementos norteadores e mecanismos para enraizar as nossas políticas públicas culturais. Essa troca, a dinâmica do evento são uma amostra da força e potência da economia criativa e da nossa cultura”, ressalta Lazzarotti, que participa como delegado.

“Representar o Conselho de Políticas Culturais é uma oportunidade histórica. A cerimônia de abertura mostrou a diversidade cultural do nosso país em suas diversas linguagens artísticas com representantes do Brasil inteiro, uma troca intensa de experiências. Para mim, é uma realização pessoal de aprendizado sobre política pública e do fazer cultural coletivo, estou muito feliz e emocionada”, afirma Bárbara Damásio, cantora e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, que participa como convidada.

Saiba mais sobre a 4ª CNC, neste link.