Inscrições abertas para oficina sobre concepção e realização de projetos artísticos

Vagas para atividade do Salão Nacional de Artes de Itajaí são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição
Data de inclusão: 05/03/2024 08:27

Estão abertas as inscrições para a oficina Contra-Turno com o Inço Coletivo, formado por Audrian Cassanelli e Diana Chiodelli, artistas de Chapecó/SC. A oficina é um dos destaques da programação do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí e está agendada para o dia 16 de março, sábado, das 15h às 18h, na Casa da Cultura Dide Brandão. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição, neste formulário on-line (clique aqui).

A oficina Contra-Turno propõe uma abordagem inovadora ao conceito de autorrepresentação e irá promover uma conversa entre professores, artistas e demais interessados sobre a concepção e realização de projetos artísticos. A ação também vai explorar o deslocamento entre o interior e o centro dos processos de produção cultural entre escolas e galerias.

Destaca-se que haverá interpretação de libras sob demanda durante a oficina. Os interessados devem informar essa necessidade no formulário de inscrição.

Sobre o Coletivo Inço

Audrian Cassanelli é natural de Xanxerê-SC e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia. Possui graduação em Artes Visuais - Unochapecó. Além de ser membro cofundador do Coletivo Inço, participou de inúmeras exposições pelo país, com destaque para 16º Salão Latino-Americano de Santa Maria-RS (2022), II Salão Vermelho de Artes Degeneradas-RJ (2022), I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea-RS (2021), V Salão Internacional de Arte Contemporânea de Alagoas-AL (2019), 12º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo-SP (2019), IV Bienal do Sertão de Artes Visuais (2019), Bienal Internacional de Curitiba-Polo SC (2017 e 2019) e ArteSesc Confluências (2015). Destaque ainda para as exposições individuais realizadas na Fundação Cultural Badesc em Florianópolis-SC (2022), Casa de Cultura Dide Brandão em Itajaí-SC (2020) e Museu de Arte de Blumenau-SC (2014). Sua pesquisa tem como foco o autorretrato fotográfico e a imagem do corpo humano associado às ervas-daninhas.

Diana Chiodelli, artista-mãe-professora, natural de Nonoai-RS, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia sob orientação da Profª Dra. Rebeca Lenize Stumm. Integra o Laboratório de Pesquisa em Arte, Tempo e Espaço (Lartes) da UFSM e é membro-fundadora do Coletivo Inço (2016). Possui graduação em Artes Visuais pela Unochapecó e participou de exposições pelo país, com destaque para I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea-RS (2021), Bienal Internacional de Curitiba-Polo SC (2017 e 2019) e Residência Artística Fundação Cultural Badesc - Topologias da Imaginação (2021-2022). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o tempo, o espaço e a memória, a partir da casa.

Sobre o Salão

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí ocorrerá de 15 de março a 13 de abril em espaços culturais da cidade. Serão diversas atividades gratuitas ao longo de um mês, pensadas para públicos distintos, artistas e comunidade em geral - desde a primeira infância até a melhor idade. Haverá exposição com trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, oficinas, rodas de conversa, fórum, formação para docentes e mediações educativas. Confira a programação completa clicando aqui.