Município promove 2ª edição do Concurso MovItajaí Vai à Escola para evitar emissão de CO2

Entre as novidades estão o registro de até três viagens em modo off-line e a premiação para professores
Data de inclusão: 22/02/2024 16:12

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Educação, realizará a 2ª edição do concurso MovItajaí Vai à Escola. A iniciativa tem o objetivo de estimular os estudantes da Rede Municipal de Ensino a evitar a emissão de gás carbônico (Co2) por meio de deslocamentos sustentáveis.

“Uma das novidades deste ano é que será possível registrar até três deslocamentos em modo off-line, caso os alunos não tenham dados no celular. Ao utilizarem a plataforma MovItajaí, eles farão o registro dos seus trajetos feitos a pé, de bicicleta, de patinete elétrico e de ônibus, sendo recompensados com créditos AYR Itajaí pelo carbono que deixaram de emitir”, destaca Samir Cesário Pereira, diretor de Mobilidade Urbana.

As inscrições para a 2ª edição do concurso iniciarão em 21 de março. Até lá, os professores passarão por capacitação, em que serão esclarecidas todas as dúvidas sobre o edital do concurso e a forma de participação.

O concurso será realizado até o dia 28 de junho e a premiação ocorrerá no mês de julho. A expectativa é envolver 39 escolas municipais, 10 mil alunos e cerca de 200 professores que, neste ano, também receberão o reconhecimento.

Entre as premiações que serão distribuídas aos alunos estão: ingressos para o Oceanic Aquarium, para o Parque Beto Carrero e para a roda gigante de Balneário Camboriú. O primeiro colocado geral receberá uma bicicleta e a unidade e o professor que tiverem mais AYR Itajaí acumulados receberão um notebook.

Sobre a 1ª edição do MovItajaí vai à escola

Em dezembro do ano passado, dez estudantes e a Escola Básica Maria Rosa Heleno Schulte, do bairro Espinheiros, foram premiados. Ao todo, o concurso mobilizou 568 estudantes, registrou 8.278 viagens realizadas, 166.784 quilômetros percorridos e evitou a emissão de 19.855 quilos de dióxido de carbono. Entre as viagens, 51,93% foram feitas a pé, 29,15% de bicicleta e 18,92% de ônibus. A contagem de dados e desenvolvimento da competição foi feita no aplicativo MovItajaí.

Itajaí é a 1ª cidade da América Latina a recompensar ações sustentáveis em mobilidade

Itajaí é a primeira cidade da América Latina a recompensar os usuários do aplicativo MovItajaí por utilizar formas sustentáveis de locomoção, como bicicletas, transporte público, patinetes elétricos compartilhados ou a caminhada. Nos dois primeiros meses deste ano, foram realizadas mais de 200 trocas de AYR no aplicativo por benefícios, como passagens de ônibus e minutos bônus para andar nos patinetes elétricos. O app está disponível nos sistemas Android e iOS.