Mais de 40 mil alunos voltam às aulas na Rede Municipal de Ensino de Itajaí

As 118 unidades escolares retomaram as atividades nesta terça-feira (06)
Data de inclusão: 06/02/2024 12:23

Os mais de 40 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino retornaram às aulas nesta terça-feira (06) nas 118 unidades escolares de Itajaí, entre escolas de nível fundamental, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs). Na Escola Básica Aníbal César, a maior da Rede, os dois mil alunos voltaram para a unidade com as mochilas recheadas de expectativas.

“Eu acredito que será um ano de bastante estudo. Estou indo para o último ano do Ensino Fundamental, então esse será um ano de despedida aqui da unidade também. Um misto de sensações”, disse a aluna Gabriela Paula Novaes. “Eu estava com muitas saudades dos meus amigos, dos professores”, complementou a estudante Amanda Gabriely Sabel.

Na Escola Básica Aníbal César, os alunos foram recepcionados no ginásio, com uma acolhida que envolveu a direção, todos os professores da unidade e também a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

“Sempre é uma expectativa grande para todos nessa época do ano. Os alunos estão ansiosos para rever os amigos e professores. Os nossos docentes, com muita bagagem para mais um ano letivo. Aliás, nossos profissionais são muito qualificados e isso corrobora para uma educação de excelência que temos hoje em nosso Município. Desejamos a todos um ano de muito sucesso, aprendizagem, troca de saberes e de experiências”, afirmou a secretária.

Para garantir uma educação de qualidade, neste ano o Município irá investir mais de R$ 700 milhões na Educação. Deste total, R$ 2,5 milhões são para materiais escolares, que já começaram a ser distribuídos aos alunos.

Na Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, todos os 951 alunos já receberam os kits no primeiro dia de aula. Na Escola Básica Aníbal César, os materiais já foram entregues aos alunos do 6º ao 9º ano. Bryan Emir Lingner, do 8º ano, ficou feliz ao receber os materiais no primeiro dia de aula. “Adorei tudo. Cadernos, lápis de cor, tesoura. Tudo novinho. Vai dar para estudar bastante. A minha matéria preferida é história”, ressaltou o estudante.

Reforma e ampliação das unidades de ensino

Além do investimento em materiais escolares, o Município também destinará recursos para obras de ampliação e reforma de unidades. O objetivo é assegurar melhores condições de ensino para alunos e profissionais. Atualmente, há nove obras de reforma e ampliação em andamento, com investimentos de quase R$ 30 milhões, para melhoria na infraestrutura das unidades escolares.

Destaque para a Escola Básica Professora Thereza Bezerra de Athayde, do bairro Espinheiros, que contará com sete novas salas de aula já para o início deste ano letivo. A Escola Básica João Paulo II, do Cordeiros, também dobrou a capacidade de atendimento no bairro mais populoso de Itajaí com a construção de 20 novas salas de aula. As unidades terão mais de 1.300 alunos cada em 2024.

Uniformes e alimentação escolar

A exemplo dos anos anteriores, o Município também investirá em uniformes e alimentação escolar em 2024. Os uniformes seguem em fase de licitação e, quanto às refeições, são mais de 40 mil distribuídas diariamente para todas as 118 unidades de ensino da Rede Municipal de Itajaí. Os cardápios são desenvolvidos por nutricionistas e preparados pelas merendeiras.

Vitória Emanuele Lealcaro, aluna do 2º ano da Escola Básica Aníbal César, adora a hora da merenda e já aproveitou o primeiro dia de aula para matar saudades do seu prato favorito. “Arroz, feijão e frango. Eu adoro! Muito gostoso”, garantiu a menina.

Mais de 40 mil alunos voltam às aulas na Rede Municipal de Ensino de Itajaí