4 mil profissionais de Educação de Itajaí participam de formação continuada

Grupos foram divididos por áreas de conhecimento, com temas de acordo com cada segmento
Data de inclusão: 05/02/2024 17:07

Cerca de 4 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participaram da Formação em Serviço “A Educação e seus Múltiplos Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento”, ao longo desta segunda-feira (05), na Univali. No período noturno, ainda haverá programação específica para os profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Foram mais de 100 turmas e 100 formadores passando conhecimentos específicos simultaneamente para cada grupo de profissionais. Essa iniciativa, que tem a parceria da Universidade do Vale do Itajaí, possibilita momentos de reflexão da prática pedagógica, no intuito de estabelecer coletivamente princípios básicos para uma educação eficaz e focada na necessidade de cada unidade de ensino”, destaca a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

A professora de Educação Infantil, Isabel Alexsandra Silva dos Reis, participa há alguns anos da formação continuada, que é oferecida pelo Município antes do início de mais um ano letivo. A docente acredita que a qualificação dos profissionais é importante para garantir um ensino de mais qualidade na Rede Municipal de Ensino. “É sempre muito interessante participar desse movimento, porque os professores trazem bastante ideias, ampliam nossos horizontes e permitem que a gente leve todo esse conhecimento para a nossa realidade. Muito fantástico. Fico encantada a cada ano que passa”, afirma a professora.

A formação de 2024 está dividida em algumas etapas ao longo do ano, entre as modalidades presencial e remota, com programações específicas para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Gestão e Equipes Técnicas. Essas ações atendem a Meta 16 do Plano Municipal de Educação, com estratégias que preconizam sobre a formação em serviço.

“Nosso objetivo com esse movimento é garantir a formação continuada de todos os nossos profissionais, conforme preconiza a legislação vigente. A formação, se bem planejada e sistematizada, pode ser uma tarefa de sucesso na rede que necessita repensar constantemente o processo epistemológico, metodológico e prático. Esperamos que essa formação auxilie os nossos profissionais a um novo e promissor ano letivo, que iniciará nesta terça-feira, dia 06 de fevereiro”, completa o diretor executivo da Secretaria de Educação de Itajaí, Julio da Silva.

Início do ano letivo

As aulas da Rede Municipal de Ensino começam na terça-feira (06), quando está previsto o retorno dos cerca de 40 mil estudantes e dos 4 mil profissionais da educação pública municipal para as 118 unidades escolares do Município. A previsão é que nas primeiras semanas de aula, todos os alunos já recebam os novos materiais escolares. São cerca de 600 mil itens, entre cadernos, lápis, canetas, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, réguas, apontadores, borrachas.Tudo de acordo com a faixa escolar de cada um dos estudantes. Os investimentos do Município são de quase R$ 2,5 milhões.

Os uniformes escolares seguem em fase de licitação. A entrega é organizada por polos e vai iniciar pelos bairros Itaipava, Limoeiro e Campeche, a exemplo dos anos anteriores. Quando a Secretaria de Educação finalizar a entrega dos uniformes de verão, começa a distribuição das peças de inverno. Cada unidade de ensino também será a responsável pela entrega dos itens aos estudantes.

4 mil profissionais de Educação de Itajaí participam de formação continuada