Profissionais da educação participam de formações para o retorno às aulas na terça-feira (06)

Atividades para os cerca de 4 mil educadores ocorre na segunda-feira (05), na Univali
Data de inclusão: 02/02/2024 15:58

Conforme está previsto no Calendário Escolar, na segunda-feira (05) todos os cerca de 4 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participarão da Formação em Serviço “A Educação e seus Múltiplos Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento”, que será ministrada pela Univali. Os encontros ocorrerão nos períodos matutino, vespertino e noturno, nos módulos de 4 ou 8 horas, de acordo com as especificidades de cada cargo ou função.

Todos profissionais terão acesso gratuito ao estacionamento da universidade. Para realizar a inscrição e ter acesso ao Guia da Formação, é só fazer o download do documento, disponível ao final desta matéria.

A formação de 2024 está dividida em algumas etapas ao longo do ano, entre as modalidades presencial e remota, com programações específicas para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Gestão e Equipes Técnicas. Essas ações atendem a Meta 16 do Plano Municipal de Educação, com estratégias que preconizam sobre a formação em serviço.

“Serão mais de 100 turmas e 100 formadores em atuação simultaneamente, em turmas com aproximadamente 30 participantes, garantindo uma metodologia de diálogo e proximidade entre os profissionais. Este era um pedido da classe e atendemos por acreditar na interlocução da troca entre os pares em pequenos grupos”, enfatiza o diretor executivo da Secretaria Municipal de Educação, Julio da Silva.

Profissionais retornaram para as unidades de ensino nesta semana

Os profissionais da educação retornaram para as unidades de ensino nesta quinta-feira (01), quando participaram de reuniões administrativas. Nesta sexta-feira (02), eles participam da 1ª Reunião Pedagógica nos seus respectivos espaços de ensino. As ações mobilizaram todas as 41 escolas, os 70 Centros de Educação Infantil (CEIS) e os sete Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS).

A Escola Básica Judith Duarte de Oliveira e a Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas, da Itaipava, organizaram um encontro para os seus profissionais com a temática “Diversidade e Inclusão como Princípios para o Acolhimento", com o objetivo de proporcionar aos educadores ferramentas e reflexões que fortaleçam as práticas pedagógicas, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. A formação contou com a presença da doutora em educação, Zemilda do Carmo Weber do Nascimento dos Santos, que compartilhou suas experiências e conhecimentos para inspirar os educadores a repensarem suas abordagens em sala de aula.

“A Escola Básica Judith Duarte de Oliveira reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente educacional que respeita e valoriza a diversidade, entendendo que a inclusão não é apenas uma prática, mas sim um princípio essencial para o acolhimento e o desenvolvimento pleno de cada estudante”, destaca a diretora da unidade, Luci Rocha.

Início do ano letivo

As aulas da Rede Municipal de Ensino começam na terça-feira (06), quando está previsto o retorno dos cerca de 40 mil estudantes para as unidades escolares do Município. A comunidade que ainda precisar realizar matrículas, transferências ou tirar dúvidas, pode se dirigir até o local onde a criança ou aluno vai estudar em 2024.

Arquivos Relacionados