Materiais escolares serão entregues nas primeiras semanas de aula em Itajaí

Ano letivo inicia na terça-feira (06) para todos os cerca de 40 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino
Data de inclusão: 01/02/2024 14:13

Todos os cerca de 40 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino vão iniciar mais um ano letivo com materiais escolares novos. As aulas terão início na próxima terça-feira (06), em todas as 118 unidades de ensino, que atendem desde a Educação Infantil (Berçário) até o Ensino Fundamental (9º ano).

Os mais de 600 mil itens que compõem os materiais escolares 2024 já estão no almoxarifado e devem começar a ser enviados para as unidades de ensino nos primeiros dias de aula para distribuição a todos os alunos. Os investimentos do Município são de quase R$ 2,5 milhões.

“Investimos, todos os anos, em materiais escolares e uniformes para os nossos alunos, porque entendemos que a nossa população precisa e merece. É muito gratificante ver a felicidade dos nossos educandos ao receber os itens novos, que os acompanharão ao longo de mais um ano de muito estudo e trocas de experiências”, ressalta a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Entre os itens que chegarão às mãos dos alunos da Rede Municipal e Ensino estão pouco mais de 228 mil cadernos, cerca de 50 mil colas, 42 mil borrachas, quase 73 mil lápis grafite e 46 mil canetas. Há ainda apontadores, massinha, guache, lápis de cor, canetinhas, giz de cera. Tudo de acordo com a faixa escolar de cada um dos estudantes.

Materiais para cada etapa

Os tipos de material entregues aos alunos variam de acordo com a etapa escolar: creche; pré-escola; 1º e 2º anos; 3º ao 5º ano; 6º ao 9º ano; Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os maiores investimentos são com os materiais para os estudantes da alfabetização (1º e 2º anos) e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano), com valores de cerca de R$ 580 mil para cada uma das etapas.

Uniformes escolares

Os uniformes escolares estão em fase de licitação. A entrega é organizada por polos e vai iniciar pelos bairros Itaipava, Limoeiro e Campeche, a exemplo dos anos anteriores. Quando a Secretaria de Educação finalizar a entrega dos uniformes de verão, começa a distribuição das peças de inverno. Cada unidade de ensino também será a responsável pela entrega dos itens aos estudantes.

Unidades recebem investimentos estruturais de quase R$ 30 milhões

Durante as férias escolares, a Secretaria de Educação aproveitou para dar andamento a algumas obras de reforma e ampliação. Atualmente, há nove unidades de ensino da Rede Municipal recebendo melhorias na infraestrutura. Os investimentos são de quase R$ 30 milhões.

Confira as obras nas unidades de ensino da Rede Municipal:

1. E.B. Professora Thereza Bezerra de Athayde - Espinheiros – R$ 6,8 milhões – Entrega total da obra até junho de 2024.
2. E.B. João Paulo II - Cordeiros – R$ 8 milhões – Entrega total da obra no 1º bimestre de 2024.
3. CEI Katiuscia da Graça Vicente - Campeche – R$ 5 milhões – Em fase de licitação.
4. E.B. Gaspar da Costa Moraes - Fazenda – R$ 4 milhões – Entrega da reforma geral e revitalização da área esportiva prevista para o início do 2º semestre de 2024.
5. CEI Neusa Cesário Pereira - Cordeiros – R$ 2,8 milhões – Entrega da reforma, ampliação e da quadra coberta prevista para março de 2024.
6. CEDIN Verde Vale - Fazenda – R$ 109 mil – Previsão de entrega da reforma da cobertura para fevereiro de 2024.
7. CEI Luiz Orsi Júnior - Espinheiros – R$ 719 mil – Reforma geral com previsão de entrega para 2º semestre de 2024.
8. E.B. de Campo Maria do Carmo Vieira - Baía – R$ 893 mil – Ampliação (3 novas salas de aula e laboratório de informática) com previsão de entrega para o final do 1º semestre de 2024.
9. CEI Vereador Luiz Gonzaga Agostinho - Vila Operária – R$ 41 mil – Reforma da área do parque infantil com entrega prevista para fevereiro de 2024.
10. CEI Vereador Heluiz Antonio Gonzaga - São João – R$ 263 mil – Reforma geral da cobertura, fechamento do refeitório e dos solários com entrega prevista para março de 2024.

Obras de manutenção, reparos e limpeza

O Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Educação de Itajaí também aproveita o período de férias para realizar reparos, manutenção preventiva e a limpeza geral das 118 unidades de ensino do Município. As melhorias garantirão um bom retorno aos alunos e condições adequadas para os profissionais.

”Nestas últimas semanas, todo o trabalho foi intensificado para garantir que esteja tudo 100% para o dia 06 de fevereiro, no retorno às aulas”, destaca o diretor de infraestrutura, Anderson Rodrigues.

Materiais escolares serão entregues nas primeiras semanas de aula em Itajaí