Defesa Civil de Itajaí mantém alerta para inundações graduais na madrugada de sábado para domingo (19)

Novos pontos de alagamentos podem ocorrer devido aos picos de maré e represamento das águas
Data de inclusão: 18/11/2023 18:39

A Defesa Civil de Itajaí mantém situação de alerta para inundações graduais na madrugada de sábado para domingo (19). Em virtude dos elevados volumes de água que descem dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu, associados aos picos de maré alta e ao represamento das águas na cidade, novas ocorrências podem ser registradas. As regiões ribeirinhas dos bairros São Judas, Dom Bosco, Cidade Nova, Carvalho, Canhanduba, São Vicente, além das áreas rurais próximas ao Itajaí-Mirim, devem ficar atentas ao nível do rio para se manter em segurança e proteger seu patrimônio.

De acordo com a Defesa Civil, os elevados volumes de água que descem pelo Rio Itajaí-Mirim, quando chegam no município, são represados pela vazão do Rio Itajaí-Açu, que também está com seus volumes alterados. Esse cenário provoca o empilhamento das águas e o seu represamento em função do efeito da maré. Além disso, o canal retificado do Rio Itajaí-Mirim também ocasiona um represamento natural das águas do curso antigo.

Por conta desses fatores, a população de áreas ribeirinhas deve ficar atenta. Está previsto um novo pico de maré na madrugada deste sábado para domingo (19) entre 4h e 6h, além de pancadas de chuva isoladas que poderão atingir o Município de Itajaí.
“Como o Rio Itajaí-Mirim tem seu escoamento prejudicado devido os efeitos de represamento, as regiões ribeirinhas dos bairros São Judas, Dom Bosco, Cidade Nova, Carvalho, Canhanduba, São Vicente e áreas rurais do município próximas ao rio tendem a ser mais afetadas novamente”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.

Mais de 170 pontos de alagamentos registrados

Entre a sexta-feira (17) e o final da tarde de sábado (18) foram registrados pelas forças de segurança da cidade e também pela população 179 pontos de alagamentos em Itajaí. Além disso, as equipes atenderam cerca de 63 ocorrências relacionadas a resgates de pessoas, animais, transporte, entre outras situações.

As principais regiões afetadas foram: Limoeiro, Carvalho, São Roque, Itaipava, Cidade Nova, Salseiros, Colônia Japonesa, Canhanduba, Dom Bosco, São Judas e Ressacada.

A Defesa Civil e as equipes do Município seguem monitorando a situação dos rios e estão de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, é possível acionar os telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br.

Abrigo ativado

O Município segue com um abrigo ativo no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão. No momento, há 56 pessoas de 17 famílias abrigadas no local. Os moradores são os bairros Cidade Nova, Cordeiros e São Roque.

A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social de Itajaí podem abrir outros abrigos que estão de sobreaviso em caso de necessidade.