Defesa Civil de Itajaí amplia alerta para inundações graduais na madrugada de sexta para sábado (18)

Elevação do nível dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu associado à maré pode afetar moradores de áreas ribeirinhas e partes mais baixas
Data de inclusão: 17/11/2023 18:26

Com o alto volume de chuva nas bacias dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu associado à condição de maré, a Defesa Civil ampliou o alerta para inundações graduais nas áreas ribeirinhas e partes mais baixas da cidade a partir da madrugada desta sexta para sábado (18), entre 3h e 6h. A condição hidrológica mesmo sem previsão de chuva forte em Itajaí provocou a elevação do nível dos rios em Brusque e Blumenau. O nível do Itajaí-Mirim chegou a 7,60 m às 17h desta sexta (17), porém a previsão é que atinja 9,10 m às 21h. Já o Itajaí-Açu atingiu 9,07 m no mesmo período, no entanto, a previsão é de queda nas próximas medições.

Devido a este cenário, os moradores de áreas ribeirinhas das seguintes localidades devem ficar atentos a possíveis inundações graduais: Cidade Nova, parte baixa de Cordeiros, Dom Bosco, Imaruí, Murta, Nova Brasília, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Roque e São Vicente.

A Defesa Civil de Itajaí segue em estado de alerta e monitora 24h as condições climáticas, possíveis inundações em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do município com históricos de inundações. Até o momento, foram atendidas sete ocorrências referentes às inundações nos bairros Cidade Nova, Cordeiros e São Roque.

Primeiro abrigo aberto

O Município de Itajaí, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, ativou o primeiro abrigo, na manhã desta sexta-feira (17), para acolher a população atingida por inundações. O espaço fica no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão (Rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros) e já recebeu 18 pessoas de quatro famílias nesta sexta.

Em caso de necessidade, novos abrigos serão ativados para atender à comunidade afetada.

Previsão para os próximos dias

A partir de sábado (18), uma nova frente fria passará pela região de Itajaí. O final de semana terá predomínio de nuvens, algumas aberturas de sol, chuva diária e trovoada isolada. A previsão é de volumes de chuva inferiores a 20 milímetros.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Emergências podem ser comunicadas nos telefones 199 ou 193. Os boletins informativos também podem ser acompanhados pelo site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br ou pelas mídias sociais.