Defesa Civil alerta para risco de inundações graduais a partir da madrugada desta quinta para sexta-feira (17)

Alto volume de chuva na bacia do rio Itajaí-Mirim e maré podem afetar moradores de áreas ribeirinhas e partes mais baixas
Data de inclusão: 16/11/2023 18:26

A Defesa Civil de Itajaí alerta os moradores de áreas mais baixas e ribeirinhas da cidade para a possibilidade de inundações graduais a partir da madrugada desta quinta para sexta-feira (17). O risco é alto devido ao grande volume de chuva registrado na bacia do rio Itajaí-Mirim, que provocou a elevação do nível do rio em Brusque, associado à maré astronômica prevista para a cidade entre 3h e 5h e entre 11h e 14h. O nível do Itajaí-Mirim chegou a 5,20 m às 18h desta quinta (16), porém a previsão é que atinja 7,80 m às 21h30.

Os moradores que residem em áreas próximas ao rio Itajaí-Mirim (principalmente o curso antigo) e Ribeirão da Canhanduba, como Bambuzal, Cidade Nova, Dom Bosco, São Judas e São Vicente, devem ficar atentos a possíveis inundações graduais. O risco também é alto para deslizamentos em áreas de encosta da cidade, devido ao solo estar encharcado. O rio Itajaí-Açu também está em elevação devido às chuvas e a Defesa Civil segue monitorando a situação.

A previsão mantém a condição de chuva frequente e volumosa até sábado (18) no Vale do Itajaí e Litoral Norte de Santa Catarina. Há risco de temporais, vento forte, alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações. No período, são esperados acumulados de chuva entre 120 a 180 milímetros no Alto Vale do Itajaí e de 100 a 150 milímetros entre o Médio e Baixo Vale do Itajaí. Para o Litoral Norte e a região de Itajaí, os acumulados esperados variam de 50 a 80 milímetros podendo superar estes valores em algumas localidades.

A média de chuva esperada para o mês de novembro em Itajaí é de 150 milímetros essa marca já foi superada até a madrugada desta quinta feira (16). Nas últimas 24 horas choveu mais de 30 milímetros na cidade.

A média de chuva esperada para o mês de novembro em Itajaí é de 150 milímetros. Nas últimas 48 horas choveu mais de 30 milímetros na cidade.

Estado de alerta

A Defesa Civil de Itajaí está em estado de alerta e reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Emergências podem ser comunicados nos telefones 199 ou 193.

Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também está de sobreaviso e, em caso de necessidade, irá ativar abrigos para atender à comunidade afetada.