Trabalhadores inseridos na listagem das ruas atingidas pelas chuvas podem solicitar liberação do FGTS

Demais moradores que foram afetados e não constam no documento podem realizar o cadastro até as 23h59 desta quarta-feira (08)
Data de inclusão: 08/11/2023 13:55

A Defesa Civil de Itajaí informa que os trabalhadores inseridos na listagem de endereços ou comunidades rurais atingidas pelas chuvas já podem solicitar a liberação do FGTS. A lista completa pode ser conferida no fim desta matéria ou através deste link.

A requisição do benefício deve ser feita através do aplicativo da Caixa (App FGTS, disponível nos sistemas Android, clicando aqui, e iOS, clicando aqui). Moradores que foram contemplados na listagem não precisam realizar cadastro no órgão de proteção e segurança.

Informações gerais sobre o saque

Por orientação da Caixa Econômica Federal, foram cadastrados apenas os endereços dos imóveis residenciais diretamente atingidos pela chuva, ou seja, que sofreram danos materiais.

Para realizar o saque, os trabalhadores precisam ter saldo em conta vinculada de FGTS, que teve sua residência danificada/destruída pelo desastre natural, reconhecido por meio de portaria do Governo Federal, e que não realizou saque por este motivo nos últimos 12 meses.

O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00, por evento caracterizado como desastre natural.

Cadastro das demais localidades termina nesta quarta-feira (08)

Os demais moradores, que tiveram seus imóveis residenciais atingidos e não constam no documento da Defesa Civil, deverão fazer um cadastro junto ao órgão. O prazo para cadastramento termina nesta quarta-feira (08), às 23h59, neste link. A situação será deferida ou indeferida posteriormente, assim que o órgão realizar a análise da situação do trabalhador cadastrado.

Para realização do cadastro deverá ser enviada cópia de comprovante de residência, bem como foto(s) e/ou vídeo(s) que comprovem que a residência foi atingida diretamente. Após o período de cadastro, será divulgada nova data, no site do Município (www.itajai.sc.gov.br) e da Defesa Civil de Itajaí (www.defesacivil.itajai.sc.gov.br), para que o trabalhador que teve a sua solicitação deferida realize o pedido de liberação do benefício junto à Caixa Econômica Federal. Esse pedido também deverá ser realizado pelo aplicativo FGTS.