Defesa Civil alerta para risco de inundações graduais neste sábado (04)

Alto volume de chuva na bacia do rio Itajaí-Açu e maré podem afetar moradores de áreas ribeirinhas e partes mais baixas
Data de inclusão: 03/11/2023 16:56

A Defesa Civil de Itajaí alerta os moradores de áreas mais baixas e ribeirinhas da cidade para a possibilidade de inundações graduais a partir da madrugada deste sábado (04). O risco é alto devido ao grande volume de chuva registrado na bacia do rio Itajaí-Açu, que provocou a elevação do nível do rio em Blumenau, associado à maré astronômica já partir das primeiras horas da madrugada de sábado, se repetindo entre 5h e 8h e entre 12h e 15h. O rio Itajaí-Mirim também está em elevação devido às chuvas e pode registrar ocorrências em áreas próximas.

Os moradores que residem em áreas próximas ao rio, como Murta, parte baixa de Cordeiros, Salseiros, Espinheiros, Espinheirinhos, Santa Regina, Imaruí, São Roque, Bambuzal, entre outras, devem ficar atentos e se prevenir para evitar danos ao seu patrimônio e a sua segurança. O risco também é alto para deslizamentos em áreas de encosta da cidade, devido ao solo estar encharcado.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193.

Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais. A Defesa Civil está de plantão 24h para auxiliar à comunidade em caso de ocorrências. Emergências ligue 199 ou 193.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também está de sobreaviso e, em caso de necessidade, irá ativar abrigos para atender à comunidade afetada.

Defesa Civil alerta para risco de inundações graduais neste sábado (04)