Diretoria e jogadores do Marcílio Dias participam do projeto de leitura da Biblioteca

História do clube foi abordada com as crianças do CEI Omar Luis Macagnan
Data de inclusão: 19/10/2023 16:20

Cerca de 30 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Omar Luis Macagnan, do bairro Cidade Nova, participaram na tarde desta quinta-feira (19), do projeto “Ler e conviver na biblioteca: encontros de gerações”. Dessa vez, a iniciativa contou com a presença e a participação de membros da diretoria e de dois jogadores do Clube Náutico Marcílio Dias. Fernando Alécio, diretor de Memória e Cultura do Marcílio Dias leu um trecho do livro, de sua autoria, sobre o centenário do clube.

“Essa oportunidade que a biblioteca nos oferece hoje é muito importante porque esse é um dos objetivos do clube – aproximar o Marcílio Dias da comunidade e de instituições itajaienses. Então, vir até aqui e poder contar para essas crianças um pouco da história do clube, do porquê que ele leva esse nome, é muito gratificante para todos nós”, destacou.

A diretoria do Clube ofertou dois exemplares do livro “História do Clube Náutico Marcílio Dias. Centenário 1919 – 2019” para o acervo da biblioteca. “E já estamos alinhando com o clube, um ponto de leitura da nossa biblioteca lá na sala de troféus do Marcílio Dias, como uma forma de levar um ponto de referência da nossa instituição para outras pessoas. Pretendemos fazer o lançamento ainda neste ano”, comentou a diretora da biblioteca, Elaine Cristina Martins.

O projeto Ler e Conviver na Biblioteca contou, ainda, com a participação dos jogadores Sílvio e Fabiano, que puderam compartilhar um pouco das suas experiências com o futebol para as crianças.

“O futebol nos transforma e nos faz aprender, a partir das histórias que conhecemos de outras pessoas ao longo da nossa trajetória”, enfatizou o zagueiro Sílvio. “Estudem. Eu não tive essa oportunidade, porque muito cedo precisei sair de casa para dar melhores condições de vida para a minha família”, complementou o volante Fabiano.

Sobre o projeto Ler e Conviver
A iniciativa tem o objetivo de aproximar os leitores de bons livros e do espaço, promover o encontro entre gerações para ler e conviver na biblioteca, além de criar uma comunidade leitora ativa e multiplicadora da leitura. O projeto acontece quinzenalmente: nas terças e sábados pela manhã e nas quintas-feiras às 14h. Até agora, o projeto já contou a participação do vice-prefeito, Marcelo Sodré, que fez a leitura para as crianças no dia 3 de outubro e da Supervisora da Educação Infantil/SME, Maiara de Lima, no dia 17 de outubro, além da diretoria e dos jogadores do Marcílio Dias.

Próximas agendas
No cronograma do projeto estão previstos diversos convidados da comunidade. Entre eles funcionários da biblioteca, da Secretaria de Educação e de outras secretarias municipais, além de representantes do poder Legislativo e Judiciário, da imprensa e até do Corpo de Bombeiros de Itajaí.

Neste sábado (21), a leitora Angela Santos da Fonseca– professora da Rede Estadual de Ensino – fará a leitura para a comunidade que estiver presente na biblioteca, a partir das 10h. Qualquer pessoa pode participar.