Campanha Itajaí Solidária vai arrecadar donativos em prol das famílias atingidas pelas inundações

Ação inicia nesta quarta-feira (18) e segue até final do mês de outubro
Data de inclusão: 17/10/2023 21:19

O Município relança a campanha Itajaí Solidária, desta vez para arrecadar donativos para a população afetada pelas inundações e alagamentos das últimas semanas. A estimativa é que pelo menos seis mil imóveis de 259 ruas da cidade foram atingidos. A ação, que tem parceria com a Câmara de Vereadores, busca angariar itens básicos para as famílias, como alimentos não perecíveis, materiais de limpeza doméstica e higiene pessoal.

A campanha Itajaí Solidária segue até o dia 31 deste mês e tem como objetivo mobilizar a população, empresários e entidades para ajudar os itajaienses atingidos pelas fortes chuvas. Os donativos poderão ser entregues das 8h às 20h, no Centreventos, localizado na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio), nº 303, bairro Centro.

“Em setembro unimos forças para ajudar as mais de 340 mil pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Essa mobilização encaminhou mais de 30 toneladas de produtos para o estado vizinho. Agora chegou a vez de mostrar solidariedade com a nossa gente e ajudar as pessoas atingidas pelas cheias aqui em Itajaí. Contamos com apoio da comunidade, empresários, entidades e instituições para auxiliar a população que enfrenta esse momento de dificuldade”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Situação de emergência e FGTS

O Município de Itajaí, por meio da Defesa Civil, solicitou a inclusão da cidade no Decreto de Situação de Emergência do Governo do Estado. Toda a documentação já foi enviada e a previsão é que nos próximos dias o documento seja publicado no Diário Oficial. O Governo Federal também reconheceu a situação de emergência de Itajaí na portaria 3.172, publicada no dia 14 de outubro.

Com isso, será possível solicitar à Caixa Econômica Federal a habilitação ao saque do FGTS para as famílias afetadas pelas inundações. A Caixa é a responsável pela análise de toda documentação e liberação do recurso para a população que necessita. O processo está em andamento e assim que houver a liberação da Caixa o Município informará a comunidade.

O que doar?

Exemplos de alimentos da cesta básica que podem ser doados: leite em caixa, arroz, feijão, macarrão, óleo de soja, café, açúcar, farinha de trigo, mousse, biscoito recheado, entre outros.

Materiais de limpeza doméstica: detergente, sabão em pó, cloro, sabão em barra, esponja de lavar louça, escova de limpeza, vassoura, rodo, pano de chão e de limpeza, sacos de lixo, entre outros.

Materiais de higiene pessoal: sabonete, creme dental, absorvente, shampoo, condicionador, escova de dente, fraldas descartáveis, papel higiênico, lenço umedecido, aparelho de barbear, etc.

Ponto de arrecadação:
Centreventos - Avenida Ministro Victor Konder, 303 – Centro (Entrada pelos fundos)
Período: Até 31/10/23