Defesa Civil divulga declaração com lista atualizada de áreas atingidas por alagamentos e inundações

Listagem conta com 259 ruas e pode ser acessada no site do órgão de proteção e segurança
Data de inclusão: 16/10/2023 18:08

A Defesa Civil de Itajaí divulgou nesta segunda-feira (16) uma declaração com a lista atualizada de áreas atingidas no município por inundações graduais e alagamentos entre os dias 4 e 12 deste mês. O documento com as 259 ruas atingidas está no final deste texto e também pode ser acessado no site do órgão de proteção e segurança (clique aqui)

Caso a sua rua tenha sido atingida e não conste no documento, o morador deve encaminhar um e-mail para dcatendimento@itajai.sc.gov.br. É necessário enviar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e fotos do imóvel atingido para comprovação.

A declaração da Defesa Civil de Itajaí é um documento que visa atestar a ocorrência de eventos adversos no município utilizado para acionamento de seguros, justificativa de ausência no trabalho e demais fins.

Abrigos desativados

No início da tarde desta segunda-feira (16), todas as pessoas que ocupavam os abrigos municipais voltaram para suas casas. Ao todo, 663 pessoas chegaram a ser atendidas em seis abrigos ativados durante os alagamentos e inundações. Houve distribuição de kits com itens de higiene, limpeza e alimentos, doados pela população.

Semasa suspende ações de fiscalização

O Semasa também suspendeu, nesta segunda-feira (16), o regime de uso racional da água, conforme previsto na Instrução Normativa 04/23 que estipulava ações de fiscalização e autuações por desperdícios em áreas não afetadas por alagamentos. A medida leva em conta a normalização do sistema de captação e tratamento.

“A orientação para a população é que continue colaborando com a economia de água e tenha isso como hábito diário. Consideramos a normalidade como uma situação temporária. A região ainda enfrenta um período de chuvas fortes e que podem alterar as condições do rio Itajaí-Mirim a qualquer momento”, aponta o diretor geral da autarquia, Diego Antônio da Silva.

O Estado de Emergência Hídrica do município, decretado pelo prefeito Volnei Morastoni, continua em vigor e garante ao Semasa medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento, podendo requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos. Além disso, pode atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais.

Arquivos Relacionados