Itajaí abre Centreventos para recebimento de doações

Medida foi anunciada em reunião realizada na tarde deste domingo (08)
Data de inclusão: 08/10/2023 16:33

O Município de Itajaí realizou na tarde deste domingo (08), no Centreventos, uma reunião para atualização do atual cenário da cidade em relação à previsão de chuvas e inundações. No encontro, além da apresentação do panorama das ruas e localidades atingidas, foi anunciada uma campanha de recebimento de donativos, com destaque para os seguintes itens: materiais de limpeza, itens de higiene, alimentos não perecíveis e colchões de solteiro. A ação acontecerá no Sistema de Comando de Operações da Defesa Civil, localizada no Centreventos, das 7h às 19h.

O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros, explicou que nas últimas 48 horas foi registrado um volume de 82 milímetros de chuva. Nas últimas 24 horas, foram 24 milímetros e nas últimas 12 horas registrou-se 20 milímetros. Portanto, há um cenário gradual de diminuição da maré, mas com fatores que podem interferir no panorama.

“Agora estamos recebendo os reflexos de Blumenau. O pico de lá foi às 3h da manhã, isto demora a refletir aqui entre 12h e 14h. Por isso, nosso pior cenário pode vir por volta das 17h deste domingo. Temos uma vantagem porque a maré está baixando e com o que estamos acompanhando e cruzando os dados de maré, volume de água e represamento, não acreditamos que o cenário de Brusque impacte aqui. Devemos seguir com pontos de inundação em áreas já mapeadas”, ressalta.

O secretário de Obras e Serviços Municipais, Márcio José Gonçalves, o Dedé, relatou sobre a situação geral, áreas já atingidas e mais vulneráveis, a partir do trabalho de limpeza e suporte nas ocorrências registradas. “Estamos em campo e um ponto já detectado é o Jardim Beira-Rio ali na Murta. Depois toda a parte baixa de Cordeiros, tem também uma parte do Imaruí e alguns pontos do Santa Regina com alagamento. Estes são os piores pontos, mas contamos com o regresso das águas e a situação deve melhorar”, comenta.

O vice-prefeito Marcelo Sodré ressaltou que as notícias são favoráveis e a dragagem do rio tem correspondido para o escoamento das águas. Porém, o Município segue preparado para garantir a segurança da população. “Estamos abrindo para o recebimento de donativos. Convidamos a população, o empresariado, a doarem. Temos hoje mais de 200 pessoas abrigadas em três abrigos e se não utilizarmos tudo que for doado, seremos solidários e destinaremos a outras cidades atingidas”, complementa.

Itajaí abre Centreventos para recebimento de doações