Itajaí estabelece Sistema de Comando em Operações no Centreventos

Órgãos de segurança do município estarão no local para atuar de forma articulada
Data de inclusão: 06/10/2023 17:11

O Município estabeleceu na tarde desta sexta-feira (06) o Sistema de Comando de Operações (SCO) no Centreventos de Itajaí. A partir deste sábado (07), os órgãos de segurança da cidade (Defesa Civil, Polícias Militar, Civil e Federal (Nepom), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Codetran) irão atuar no local de forma articulada para atender à comunidade.

O SCO é usado em momentos de gerenciamento de crises/emergências com o objetivo de coordenar ações e dar uma resposta rápida à população. “A intenção do sistema de comando é integrar as equipes e evitar duplicidade no atendimento de possíveis ocorrências”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.

Nesta sexta-feira, o Município organiza a estrutura necessária para receber os órgãos de segurança no Centreventos. O local também poderá ser um ponto seguro para demais ações logística, gestão e suporte.

Durante a reunião realizada nesta tarde, também foram esclarecidas dúvidas sobre as ações preventivas que estão sendo adotadas pelo Município. Entre elas: plano de contingência, abertura de abrigos, acolhimento de animais, monitoramento e previsão do tempo, e iniciativas de comunicação com a população.

“Com as previsões de mais chuva, estamos tomando medidas importantes, como esta reunião para estabelecer o Sistema de Comando em Operações, que coordena ações de prevenção e resposta a enchentes por meio de um plano de emergência. O Município está preparado, abrigos estão disponíveis e a comunidade deve ficar atenta aos alertas da Defesa Civil para inundações. Estamos aqui para apoiar todos os cidadãos de Itajaí. Nossa principal preocupação é com a segurança da população”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

Itajaí estabelece Sistema de Comando em Operações no Centreventos