Programa Iniciação Esportiva de Itajaí atende 4 mil alunos em 29 modalidades

Inscrições para os interessados em iniciar em algum esporte estão abertas o ano inteiro
Data de inclusão: 26/09/2023 14:53

O Programa de Iniciação Esportiva, da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), introduz, anualmente, cerca de quatro mil alunos nos mais variados esportes. São ofertadas 29 modalidades esportivas em 114 polos espalhados por 24 localidades de Itajaí. A iniciativa é gratuita e recebe inscrições durante todo ano.

Atualmente, são atendidas 361 turmas por 117 profissionais contemplados pelo edital. As aulas contemplam as mais variadas modalidades esportivas, como atletismo, boxe chinês, ginástica rítmica, surfe, triathlon, entre outras. É possível ingressar em algum esporte a partir dos cinco anos de idade.

“Itajaí segue investindo em sua base. Os alunos dos polos saem da iniciação esportiva e ingressam nas categorias de base para disputar competições importantes e amadurecer os seus talentos reais. Além disso, esse trabalho tem um papel fundamental na formação de cidadãos, contribuindo não apenas para o acesso dos mesmos ao esporte e lazer, mas promovendo a capacitação técnica, a saúde e a inclusão social de nossa gente”, ressalta o diretor executivo da FMEL, Giovani Félix.

Os esportes têm como objetivo proporcionar uma melhora no estilo de vida e ensinar valores como disciplina e perseverança. Algumas modalidades contam com várias turmas, em mais de um polo e com limites de idade diferentes. Por exemplo, kung fu e handebol têm vagas para pessoas até 60 anos, enquanto futevôlei, futsal, handebol e taekwondo aceitam praticantes com faixa etária até 50 anos.

“Eles chegam para mim de um jeito, às vezes agitados, às vezes sem tempo de treinar, pois eles têm que ir pra casa fazer o almoço e voltar para o treino. Então, com o boxe a gente consegue impor um pouco de disciplina e explicar para eles o quão importante é o esporte na vida desses adolescentes”, explica a professora de boxe, Vanessa Borba.

As aulas acontecem em vários horários e dias, a depender do esporte e do polo pretendido. Os alunos que se destacam são selecionados pelos professores para participar das equipes de rendimento da FMEL e competir representando o Município de Itajaí.

“Nosso primeiro intuito é fazer eles gostarem do esporte, depois a gente consegue dar sequência, estimulando o desejo de eles quererem algo mais para chegar até a carreira profissional”, conta o professor de Beach Tennis, Henrique da Silva.

Como se inscrever

Para participar do Programa Iniciação Esportiva, basta ser morador de Itajaí e se inscrever diretamente com o professor do polo escolhido. Todas as modalidades e outros dados estão disponíveis na aba “Turmas”, no site da FMEL (link). Alguns esportes não têm o contato do professor responsável e para se inscrever é necessário telefonar para a Fundação Municipal de Esporte e Lazer no número (47) 3348-7478.

Programa Iniciação Esportiva de Itajaí atende 4 mil alunos em 29 modalidades