Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam das Paralimpíadas Escolares

Evento foi realizado em São Paulo entre os dias 06 e 08 de setembro
Data de inclusão: 13/09/2023 17:48

Quatro estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram das Paralimpíadas Escolares realizada em São Paulo, entre os dias 06 e 08 de setembro. Três alunos são da Escola Básica Ariribá, da Praia Brava e o outro é da Escola Básica Melvin Jones. Eles foram para a capital paulista disputar a competição com a seleção catarinense. As Paralimpíadas é o maior evento esportivo para jovens com deficiência do mundo.

A terceira fase regional da competição contou com a presença de 700 atletas no total de seis estados (São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná), que competiram nas modalidades atletismo, bocha paralímpica e natação. Os alunos da Rede Municipal de Ensino Alandavyd de Oliveira Brito, Isabela Macena Barbosa e Yorrany Emanuelly Jesuita foram os representantes da modalidade atletismo. Juntos trouxeram para a EB Ariribá, 7 medalhas, sendo 5 de ouro e 2 de prata. Já o estudante da EB Melvin Jones, Hiudy Kaue Barros Raio, foi o campeão na bocha paralímpica. Com os resultados obtidos na etapa, os atletas conquistaram uma vaga para a final das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá em São Paulo, no CT paraolímpico, de 27 de novembro a 02 de dezembro.

A Professora de Educação Física que integra a equipe de Educação Integral da escola, Fayola Daiane Bueno da Silva, com experiência em Educação Inclusiva é a profissional responsável por apresentar aos alunos o esporte paraolímpico, motivá-los a participar e treiná-los.

“A participação de nossos alunos em eventos paraolímpicos é um testemunho do poder da determinação e inclusão. Isso não apenas fortalece a autoestima deles, mas também inspira a todos nós a quebrar barreiras e alcançar o nosso melhor", destacou a professora.

Na próxima sexta-feira (15), a escola vai promover uma solenidade de entrega de medalhas, a partir das 11h, na quadra da unidade de ensino. As famílias dos atletas foram convidadas para a cerimônia. “Ações como esta, além de reconhecer e valorizar a participação de nossos alunos no evento, promovem a inclusão, respeito à diversidade e inspira a superação de desafios, fortalecendo nossa comunidade escolar”, declarou o diretor da escola, Thiago Osnildo Serpa.

Esporte para todos

A Escola Ariribá tem um excelente histórico em descobrir atletas sem deficiência como a Ana Carolina Pacheco do atletismo e, agora, revelou os futuros grandes atletas paradesportivos.

Alandavyd de Oliveira Brito, 14 anos, está no 8º ano e tem paralisia cerebral e participou da modalidade atletismo nas provas de 75m (medalha de ouro), salto em distância (medalha de prata) e 250m (medalha de ouro).

Isabela Macena Barbosa, 13 anos, aluna do 8º ano e tem paralisia cerebral. Participou da modalidade atletismo nas provas de lançamento de pelota (medalha de prata) e arremesso de peso, medalha de ouro e durante a competição atingiu um novo recorde escolar nacional.

Yorrany Emanuelly Jesuita, 12 anos, 7º ano nasceu sem o braço esquerdo. Participou da modalidade de atletismo nas provas de lançamento da pelota e arremesso de peso conquistando medalha de ouro e 60m conquistando o 5º lugar.

O estudante Hiudy Kaue Barros Raio tem como técnica, Aline Barros e auxiliar técnico, Vinicius Moura.

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam das Paralimpíadas Escolares