Itajaí vai sediar a 17º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc)

Evento acontece entre os dias 5 e 10 de dezembro
Data de inclusão: 06/09/2023 16:08

O Município de Itajaí vai sediar a 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A competição vai reunir cerca de mil paratletas de todo o estado. O evento é realizado pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município sede e foi lançado nesta terça-feira (05) na Câmara de Vereadores de Itajaí. Os jogos serão disputados entre os dias 05 e 10 de dezembro.

A competição marca o início de uma jornada inclusiva e conta com a participação de mais de 30 municípios e reúne paratletas com habilidades excepcionais. Entre as modalidades que serão disputadas estão o atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, goalball, natação, ciclismo e xadrez. A ação busca celebrar o espírito esportivo e a superação.

“Estamos tentando colocar o paradesporto no lugar em que merece. Com essa parceria com Itajaí vamos resgatar o Parajasc, que é uma competição extremamente importante para os atletas e comunidade. Encontramos aqui uma resposta muito direta e constante ao paradesporto para realizar a competição”, comentou o presidente da Fesporte, Paulo André Jukoski da Silva.

O dirigente foi campeão olímpico pela seleção brasileira de vôlei em 1992, na edição dos jogos em Barcelona, na Espanha. Gaúcho, iniciou sua carreira profissional no vôlei na cidade de Chapecó, oeste catarinense.

“Sediar competições como esta é orgulho para toda cidade e nos enchem de orgulho, pois este evento congrega pessoas e promove uma troca de experiência e amizade entre as delegações e a comunidade. O paradesporto é mais uma ramificação do binômio esporte e cultura", comentou o diretor executivo da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), Giovani Félix.

Retrospecto

A última edição do campeonato aconteceu em 2021. Na ocasião, a delegação itajaiense conquistou o título de campeão geral dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina. O município venceu nos segmentos deficiência intelectual (DI), física (DF) e visual (DV) e fechou sua participação com 39 pontos. A edição que aconteceria em 2022 foi cancelada devido às fortes chuvas durante a competição.