Itajaí vai receber jogos da 1ª Edição do Campeonato Nacional de Futebol Indígena

Evento acontece entre os dias 25 e 28 de agosto
Data de inclusão: 10/08/2023 12:44

A 1ª Edição do Campeonato Nacional de Futebol Indígena terá jogos disputados em Itajaí nos dias 25 e 28 de agosto. A competição tem o objetivo de valorizar a cidadania, inclusão social, cultura e autonomia dos povos indígenas brasileiros. Além de dar visibilidade às causas indígenas e fortalecer o conceito de coletividade das comunidades por meio das práticas desportivas, apoiar o esporte entre as nações originárias, incentivar o desenvolvimento de jovens atletas em âmbito nacional, entre outros.

O campeonato é organizado pela União Nacional Indígena (UNI), com apoio da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e, em Itajaí, possui o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL). A abertura da etapa Sul será realizada no dia 25 de agosto, no estádio Camilo Mussi, a partir das 8h30, e as disputas seguem até o dia 28 de agosto.

Ao todo, a competição conta com 92 equipes e 2.700 atletas em todo o país. Já a etapa Sul, contará com nove equipes, que representarão as nações Xokleng, Kaigang e Guarani. Os times vão disputar o título do melhor futebol indígena do Sul do Brasil, além da vaga para disputar as finais da 1ª Edição do Campeonato Nacional de Futebol Indígena, junto aos demais campeões regionais, em Brasília.

Os jogos da etapa Sul vão ser disputados em formato de mata-mata, com um total de oito partidas realizadas em Itajaí. O primeiro jogo está marcado às 10h, do dia 25, no estádio Camilo Mussi. O estádio Municipal Hélio Wippel (Itaipava) também receberá jogos da competição.

Confira a tabela de jogos:

25/08 - Estádio Camilo Mussi (Almirante Barroso):
10h - Terra Indígena Avaí - PR x Associação Coqueiro de Futebol - SC
14h - É os Cria F.C - RS x Nação Guarani Nhandewa F.C - PR
16h - S.E Bugio - SC x F.C Canta Galo - RS

26/08 - Estádio Municipal Hélio Wippel (Itaipava / Campo do Cruzeiro):
8h - Organização Juventude Indígena Kaigang - PR x Palmeiras de Vantarra - RS
10h - Tekoa Yvy'à Poty - RS x Vencedor Jogo 1
14h30 - Vencedor Jogo 2 x Vencedor Jogo 3
16h30 - Vencedor Jogo 4 x Vencedor Jogo 5

27/08 - Estádio Camilo Mussi (Almirante Barroso):
Grande Final - 9h30 - Vencedor Jogo 6 x Vencedor Jogo 7