Itajaí é a primeira cidade do país a aderir ao Programa Esporte Seguro para Organizações

Iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é realizada pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB)
Data de inclusão: 08/08/2023 16:31

O Município de Itajaí, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), aderiu ao Programa Esporte Seguro para Organizações. A ação tem como objetivo apoiar organizações e toda a comunidade esportiva, tornar o esporte um lugar seguro para todos os praticantes, entre outras funções. O projeto é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e sua Área de Educação. O termo de compromisso foi assinado na última sexta-feira (05).

“Esse programa vem fortalecer ainda mais o trabalho que Itajaí desenvolve na gestão esportiva. Busca cada vez mais conscientizar a nossa sociedade esportista, atletas e profissionais que trabalham diretamente com o público sobre a importância do combate ao racismo, o feminicídio, e todas essas questões que envolvem a mídia nacional e internacional. Portanto, Itajaí será pioneira nesses temas que envolvem o esporte”, comenta Paulo Maes, diretor executivo da FMEL.

O Programa Esporte Seguro para Organizações busca contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, conforme a legislação vigente. O intuito é abordar alguns temas como violência, assédio, abuso, racismo, ética, entre outros. Além disso, tem como objetivo proteger atletas, mulheres e homens, e outras potenciais vítimas de violência no esporte.

Com essa ação, o Instituto Olímpico Brasileiro busca realizar três principais objetivos. São eles: a disseminação da importância do tema, o incentivo a campanhas educativas nas organizações sobre os temas do Esporte Seguro e dar subsídio às organizações para implementar ações efetivas de segurança no esporte, provendo informação, conhecimento e incentivando a criação de canais de denúncia, a disseminação da informação, a realização de treinamentos, entre outros.

Processo de adesão ao Programa Esporte Seguro para Organizações

Para aderir ao programa, o diretor executivo da FMEL, Paulo Maes, assinou o Termo de Compromisso entre o Comitê Olímpico do Brasil e a Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A documentação estabelece algumas responsabilidades como: disseminar a importância do tema na organização, desenvolver e implementar ações efetivas de segurança no esporte e incentivar que todos os envolvidos na organização concluam os cursos do programa.

Além disso, os profissionais da educação esportiva do Município de Itajaí irão participar de uma palestra o Esporte Seguro e o Programa Esporte Seguro para Organizações, ministrada pela gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, Soraya Carvalho. A data do evento será definida em breve pelos responsáveis do projeto em conjunto com a Fundação Municipal de Esportes de Itajaí (FMEL).