Município retira projeto para a realização da Marejada 2023 da Câmara de Vereadores

Festa está cancelada porque suplementação orçamentária não foi votada pelos parlamentares
Data de inclusão: 25/07/2023 19:10

O Município de Itajaí retirou da pauta da Câmara de Vereadores o projeto de lei de suplementação orçamentária necessária para a realização da Marejada deste ano. A decisão leva em conta os prazos para a execução da edição 2023 do evento.

O PL 101/2023 foi enviado à Câmara de Vereadores no dia 3 de julho. No dia 6 de julho foi colocado em votação o pedido para análise do projeto em regime de urgência. Como a urgência foi rejeitada pela maioria dos vereadores, a Marejada 2023 foi cancelada.

O pedido de retirada, protocolado nesta terça-feira (25), deu-se porque os projetos de lei encaminhados ao Legislativo podem levar meses para serem analisados em tramitação normal. Desta forma, mesmo com a aprovação, não haveria tempo hábil para realizar as licitações para a execução da festa.

Após a reprovação do pedido de urgência do PL 101, os vereadores entraram em recesso. Realizaram uma sessão extraordinária na última segunda-feira (24) para tratar sobre outro projeto, mas não houve sinalização de que a suplementação para a Marejada fosse ser colocada em pauta.

"Aguardamos ainda esses últimos dias a pedido da classe empresarial que nos procurou e tentou convencer a maioria dos vereadores para pautar o projeto, o que não ocorreu. É triste, porque perdem tanto os profissionais que operam na festa, quanto músicos, trabalhadores e todos os empreendimentos comerciais do entorno", destaca o secretário municipal de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni.

A Marejada é a mais tradicional das festas itajaienses, a maior do pescado do Brasil e faz parte do calendário catarinense de festas de outubro. No ano passado, o evento teve sua maior edição. Gerou mais mil empregos diretos, recebeu mais de 300 mil visitantes e teve impacto econômico de R$ 8,6 milhões em vendas diretas, sendo que mais de R$ 2 milhões retornaram ao Município.