Paulo Krinke vence a 1ª Regata de Veleiros Rádio Controlados de Itajaí

Evento aconteceu neste domingo (18) e contou com 15 participantes
Data de inclusão: 19/06/2023 10:04

A 1ª Regata de Veleiros Rádio Controlados da Classe RG 65 de Itajaí foi realizada neste domingo (18). O evento reuniu 15 embarcações com velejadores de Itajaí, Balneário Camboriú, Curitiba, Florianópolis, Blumenau, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul, entre outros locais. O velejador Paulo Krinke, de Balneário Camboriú, ganhou a medalha de ouro da regata. O segundo lugar ficou com o Percy Glazer de Curitiba, e a medalha de bronze foi para Marlon Preste, de São Francisco do Sul.

O campeão desta regata, Paulo Krinke, destacou que embora a competição tenha sido acirrada, valeu o esforço e a conquista do primeiro lugar. “O nível dos velejadores era alto, então foi desafiador vencer. No começo tivemos pouco vento, mas eu gostei muito de participar e espero que venham outras regatas como esta”, pontuou.

Marlon Prestes, que ficou em terceiro lugar na classificação, já foi campeão brasileiro por duas vezes e Sul-americano uma vez. Para ele, a vela pelo rádio controle é uma paixão: “Desde criança eu pratico modelismo e esta foi a modalidade que eu mais me identifiquei, além de velejar eu também faço a produção das velas que pra mim é como uma terapia”.

Ao todo, foram realizadas 18 regatas até as 16h45. Durante o dia, as pequenas embarcações chamaram a atenção de diversas pessoas que estavam nas áreas de passeio da avenida Beira-Rio e pararam para acompanhar a regata.

“Essa é a primeira vez que nós vemos uma competição de veleiros Rádio Controlados e estamos encantados. É possível aprender sobre as condições de vento e características dos barcos, praticar nos pequenos veleiros e também na embarcação de tamanho real”, destacou Claudia Tomasi, moradora de Itajaí que assistiu ao evento.

A ação foi realizada pelo Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Associação Catarinense Veleiros Rádio Controlado (ACVRC) e a Marina Itajaí.

“Nesse final de semana resgatamos o DNA náutico de Itajaí, com uma regata oceânica que contou com mais de 20 inscritos realizada no sábado (17) e esta regata de veleiros por controle remoto, que sem dúvidas foi algo diferente e muito legal de acompanhar. A Marina sempre busca aproximar e fortalecer a cultura náutica na cidade. Ficamos muito felizes de ver eventos como esses acontecendo e sem dúvida teremos outros” ressaltou o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.

Veleiros Rádio Controlados

A Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados engloba todas as categorias da prática esportiva, são elas: RG 65, International One Metre (IOM), Unión Latinoamericana de Yates R/C e classe Marblehead (M).

A organização é oficialmente reconhecida pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), pela World Sailing (WS) e International Radio Sailing Association (IRSA). Ainda que poucas pessoas conheçam essa modalidade esportiva, o Brasil tem um grande legado na vela rádio controlada, há campeonatos estaduais, Sul-americanos e Mundiais.

Paulo Krinke vence a 1ª Regata de Veleiros Rádio Controlados de Itajaí