10ª edição do Juntos Pelo Rio recolheu mais de 11 toneladas de resíduos

A quantidade desta edição é duas vezes maior se comparada a recolhida no ano passado (2022)
Data de inclusão: 31/03/2023 18:39

O 10º mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti, que ocorreu no último sábado (25), coletou mais de 11 toneladas de resíduos. Deste montante, 6,5 toneladas foram recicláveis e 4,5 toneladas de não recicláveis. O evento reuniu cerca de 1,4 mil voluntários nas cidades de Itajaí e Navegantes.

No mutirão, foram realizadas ações de limpeza ao longo das margens dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim. Ao todo, 25 embarcações também participaram da iniciativa. As equipes, de diversas idades, foram divididas em pontos estratégicos do município. Os locais de partida foram a Marina e o estacionamento dos Molhes da Barra de Itajaí.

Dos resíduos recicláveis coletados, mais de 60% eram materiais plásticos. Essa problemática, refletida na ação, reforça a necessidade de se repensar o uso do plástico descartável. O evento, além de atuar com o mutirão, trabalha por meio das oficinas de Educação Ambiental com a exposição dos impactos causados pelo descarte incorreto do material, bem como apresenta as possibilidades de reciclagem.

“Observamos no Juntos pelo Rio que o volume de plástico tem aumentado consideravelmente na coleta. Reflexo do problema universal que mostra que seu uso consciente é uma necessidade urgente. Queremos estimular as pessoas a terem um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição da geração de resíduos em suas rotinas, principalmente do plástico descartável”, comenta Natália Simões Pires, uma das organizadoras do evento.

O Juntos pelo Rio já conseguiu mobilizar em 10 edições mais de 8 mil voluntários, que participaram efetivamente das atividades recolhendo aproximadamente 100 toneladas de resíduos. Deste total, 60 toneladas eram recicláveis e foram destinadas para o sustento de famílias da cooperativa de reciclagem local.

Além de Itajaí e Navegantes, outras cidades também aderiram às ações de mutirão de limpeza simultaneamente. Entre elas: Blumenau, Rio do Sul e Brusque, que realizaram as operações ao longo da Bacia Hidrográfica.

Compromisso com sustentabilidade

O Município de Itajaí firmou a Carta de Compromisso com a ONU Brasil no ano de 2018 para redução do plástico nos oceanos. A partir daí foi criada a Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo no Mar para integrar um plano de ação com iniciativas já existentes e outras novas estratégias de sustentabilidade. Além do Juntos pelo Rio, alusivo ao dia Mundial da Água (22 de março), um dos projetos é a Campanha Itajaí de Mares Limpos, realizada na Semana da Água em setembro, que conta com atividades de educação ambiental por todo o município.

Legado da The Ocean

O Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti é um dos legados de sustentabilidade do The Ocean Race, já que a iniciativa foi idealizada durante a primeira passagem da regata em Itajaí. A ação ocorre anualmente e faz alusão ao Dia Mundial da Água.

A participação dos voluntários para recolhimento dos resíduos é fundamental, mas também há diversos parceiros que contribuem para o evento acontecer, que se reúnem semanalmente para planejar a realização do mutirão de limpeza. Nesta 10ª edição, são eles: Município de Itajaí, Porto, Semasa, Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Recicla Itajaí, Maersk, Ambipar Response, Codetran, Guarda Municipal Ambiental, APM Terminals, Braskarne, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Eco Litoral, Eco Análises, Usina Litoral, Royal Cargo, Instituto Crescer, Allber, Poly Logística, Univali, Escola Politécnica da Univali, Medlog, Equilibrios, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Unificado, Allog, Marina Itajaí, Itamirim, CTIL, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, BR Partners, Sacolão Direto do Campo, Cetric, Câmara de Vereadores Itajaí, Bompack, Inoven, Valle Ambiental, Hobby Share, Gomes da Costa, SC Portos, Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Marinha do Brasil, IFSC, NGI Sul, Vale Indústria, VS Operador Logístico, Trocadeiro, Cooperfoz, Comitê da Bacia do Itajaí, OGMO, Barra do Rio, Farol, Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Itajai Sailing Team, Portonave, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e Bombeiros Voluntários de Navegantes.

10ª edição do Juntos Pelo Rio recolheu mais de 11 toneladas de resíduos