Porto de Itajaí recebe primeiro navio da nova linha de contêineres

Embarcação atracou no terminal na tarde desta quinta-feira (09)
Data de inclusão: 09/02/2023 14:05

O Porto de Itajaí recebeu nesta quinta-feira (09) o primeiro navio da nova linha de contêineres que passa a atuar no terminal a partir deste mês. O navio Theodor, do armador panamenho CTM, atracou por volta das 13h30. A embarcação de 160,83 metros de comprimento por 25,52 metros de largura marca a retomada das linhas de contêineres no Porto, após cerca de um mês sem este tipo de operação.

“Nossa expectativa é movimentar mais de 10 mil contêineres mensais até o final de março. Esta é a primeira de outras linhas que serão retomadas nos próximos meses. Paralelo a isso, seguimos trabalhando seriamente e cobrando agilidade do Governo Federal no processo que vai definir a empresa que assumirá a operação do Porto pelos próximos 30 anos e garantir investimentos e competitividade ao terminal”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Vindo de Paranaguá, o primeiro navio de contêineres do ano desembarcará 251 toneladas de contêineres no berço 2 do Porto de Itajaí. A operação está prevista para encerrar no fim da tarde desta quinta, quando o navio seguirá rumo ao Porto de Santos (SP).

A rota da linha operada pela CTM prevê atracações em três portos brasileiros. Entre as cargas que deverão ser movimentadas estão produtos do gênero alimentício e cargas refrigeradas.

“Este navio que representa a retomada da operação de contêineres na cidade e esperamos que a APM Terminals consiga finalizar as negociações que está promovendo para que possamos chegar ao final do primeiro semestre com o Porto em sua plenitude. Cada companhia que chega é mais distribuição de emprego, renda e qualidade de vida para a cidade”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Além a nova linha de contêineres, já foram operados em 2023 pela APMT no Porto de Itajaí navios de veículos e outras cargas gerais. Ainda está em negociação a vinda de linhas operadas pela Maersk e pela empresa Hyundai Merchant Marine. A previsão para o segundo semestre deste ano é movimentar entre 25 e 28 mil contêineres no Porto de Itajaí.

Porto de Itajaí recebe primeiro navio da nova linha de contêineres