Secretaria de Educação promove Semana do Brincar

Atividades ocorrem nas unidades de educação infantil do município
Data de inclusão: 27/05/2022 15:27

A Semana do Brincar da Rede Municipal de Ensino aconteceu ao longo desta semana e tem o encerramento previsto para este sábado (28). A iniciativa busca incentivar o aprendizado dos alunos através de brincadeiras e do envolvimento dos familiares nas atividades. Cada unidade de educação infantil do município desenvolveu a própria programação.

O CEI Professora Cássia Maria Schnaider Soares, do bairro Cordeiros, resgatou brincadeiras antigas inspiradas nas obras do artista plástico carioca Ivan Cruz, exibindo o universo infantil de maneira alegre e colorida. Para envolver as famílias, cada uma escolheu uma brincadeira que representava a própria infância. Na turma do Berçário I, a vencedora foi bolha de sabão, enquanto a brincadeira mais votada no Berçário II foi o chute ao gol.

Os estudantes do Maternal I brincaram de amarelinha, enquanto o Maternal I B fez barquinhos de papel. Os alunos do Maternal II escolheram brincar de peteca e a turma do Jardim I usou sua imaginação para brincar com cordas.

“Foram momentos muito prazerosos. Os pequenos ficaram encantados e os adultos viveram períodos de nostalgia, relembrando as brincadeiras das suas épocas”, destacou Daisy Bacca, diretora do CEI Professora Cássia.

Ainda no bairro Cordeiros, a equipe do CEI Lausimar Laus organizou diversas vivências para que as crianças pudessem explorar os espaços com as famílias. Entre as brincadeiras, as 174 crianças da unidade aproveitaram momentos de diversão na rede, areia e até na rua.

Na Praia Brava, os alunos do CEI Mariana Graciola participaram de desafios, oficinas, recreações e bate-papo junto com as famílias. A escola ainda vai realizar, junto aos pais e familiares das crianças, a arrecadação de óleo de cozinha usado e de lixo eletrônico para o projeto Rugido Sustentável, promovido pelo Município de Itajaí e o Lions Clube. A equipe que mais arrecadar materiais ao longo da próxima semana receberá um passeio ou piquenique com a família como prêmio.

“A nossa proposta é reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador. O ato de brincar estimula habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças, favorecendo a conquista da felicidade e do bem-estar na vida diária”, ressalta a diretora do CEI Mariana Graciola, Juliana da Silva Andretta Lanziani.

No bairro São Vicente, os alunos do CEI Leonidia dos Santos Vicente foram ao campo de areia ao lado do centro para realizar brincadeiras ao ar livre. Na manhã desta sexta-feira (27), eles também participaram de um circuito montado por toda unidade.

Secretaria de Educação promove Semana do Brincar