Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Saiba como cuidar da saúde em dias de calor extremo

Sensação térmica nesta terça-feira (29) chegou a 54°C em Itajaí
Data de inclusão: 29/01/2019 16:44

O mês de janeiro tem registrado altas temperaturas em todo Estado de Santa Catarina. Na tarde desta terça-feira (29), por exemplo, os termômetros em Itajaí chegaram a 37,4 °C com sensação térmica de 54°C, segundo a Defesa Civil. O calor extremo pode provocar mal estar, fadiga, enjoo, tontura e até desidratação. Por isso, a Secretaria de Saúde de Itajaí orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente com crianças, idosos e gestantes.

> Leia mais notícias sobre Saúde

Médico pediatra da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Fossari reforça a importância de tomar bastante água diariamente. “É preciso uma mudança de hábito da população. Quando você sente sede é porque já deveria ter tomado água. Então deve-se antecipar essa necessidade tomando água mesmo quando não se tem sede. O recomendado é tomar de dois a três litros de água por dia”, destaca.

Além de aumentar a ingestão de líquidos, Fossari orienta a vestir roupas leves e claras, usar bonés ou guarda-chuva ao sair no sol, bem como o protetor solar. Além disso, em dias muito quentes deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados, como gorduras, que têm digestão mais lenta. “Opte por frutas e comidas mais leves que facilitam a digestão”, explica.

Outra dica importante é manter os ambientes sempre arejados para amenizar o calor. “O suor excessivo pode provocar baixa na pressão sanguínea, por isso consumir mais água é a melhor forma de prevenir algum mal estar”, comenta o médico.

De acordo com médico, também deve-se redobrar o cuidado com pessoas com diarreia e vômito, que podem ficar desidratadas mais rapidamente. Pele seca, olhos secos, boca seca e diminuição do volume de urina são alguns dos sinais da desidratação.

“Ao perceber algum desses sintomas, principalmente em crianças e idosos, procure uma unidade de saúde para orientação”, completa.

Calor deve aumentar até quinta-feira (31)

Conforme a Defesa Civil de Itajaí, há uma massa de ar quente na região e a alta nas temperaturas está sendo provocada por um sistema de alta pressão posicionado no sul no país, que tem inibido a entrada de frentes frias. As máximas na temperatura têm sido registradas à tarde, o que também potencializa o risco de temporais isolados no fim do dia.

“Nesse mês a cidade já registrou 38°C, um recorde para o período nos últimos anos. E a previsão é que esse número seja superado essa semana”, relata o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

A previsão da Defesa é que até quinta-feira (30) a temperaturas sigam aumentando na região. Nesta terça-feira, a máxima foi de 37,4°C com sensação térmica de 54°C.

Em caso de emergências de saúde ligue acione o Samu pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Ocorrências relacionadas à Defesa Civil podem ser informadas pelo 199.

_________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Defesa Civil
(47) 3341-6199

Secretaria de Comunicação
(47) 3249-5524

Imagens relacionadas

Saiba como cuidar da saúde em dias de calor extremo
Saiba como cuidar da saúde em dias de calor extremo
Saiba como cuidar da saúde em dias de calor extremo
Saiba como cuidar da saúde em dias de calor extremo
Saiba como cuidar da saúde em dias de calor extremo
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí